Após classificação de Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Galo, Brasil pode quebrar importante marca na Libertadores

Dos 8 times nas quartas de final da Libertadores, 6 podem ser brasileiros

Após classificação de Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG, Brasil pode quebrar importante marca na Libertadores.
Flamengo na classificação para as quartas de final da Libertadores. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

O Brasil atravessa um ótimo momento na Libertadores. Por enquanto, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Flamengo se classificaram para as quartas de final. O Brasil pode quebrar uma importante marca na competição. Dessa forma, a próxima fase da competição pode contar com o maior número de equipes brasileiras da história da Libertadores. No entanto, para isso o Internacional e o Fluminense precisam da classificação.

Inicialmente, o Brasil contava com 8 times na Libertadores. Mas o Grêmio, sob o comando de Renato Gaúcho, nem conseguiu chegar à Fase de Grupos da competição. Isso porque teve uma eliminação precoce para o Independiente Del Valle na Terceira Fase Preliminar. Porém, não foi o único. O Santos não conseguiu passar da Fase de Grupos e deixou a Libertadores, rumo à Copa Sul-Americana.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Quanto aos outros 6 times brasileiros, eles fizeram bons jogos ao longo da competição. Por isso, chegaram com força às oitavas de final. Dos 4 classificados até então, 3 eliminaram os tão temidos argentinos. Assim, o Atlético-MG eliminou o Boca Juniors na disputa de pênaltis no Mineirão; o São Paulo derrotou o Racing na Argentina; e o Flamengo promoveu uma goleada para cima do Defensa y Justicia, no Estádio Mané Garrincha, ontem (21).

Sobre a partida do Rubro-Negro, os elogios à equipe e ao treinador, Renato Gaúcho, só crescem. O Flamengo avançou na Libertadores com duas vitórias: 1 a 0 em Buenos Aires na semana passada e incríveis 4×1 aqui no Brasil. Além disso, o jogo foi marcado por ótimas atuações de Arrascaeta, eleito o melhor da partida, Bruno Henrique, Michael e Vitinho.

Quanto ao Palmeiras, outro classificado, venceu a Universidad Católica duas vezes pelo placar de 1 a 0. No entanto, para que o Brasil alcance o recorde na Libertadores, o Internacional e o Fluminense precisam vencer o Olimpia e o Cerro Porteño, respectivamente.

Siga o Diário do Fla no Instagram

A possibilidade de recorde após a vitória do Flamengo

De acordo com um levantamento do site UOL, o Brasil já igualou a marca do maior número de representantes (4) nas quartas de final. Anteriormente, essa realização também aconteceu nos seguintes anos:

2009: Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo

2010: Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo

2013: Corinthians, Fluminense, Santos e Vasco

Por outro lado, a Argentina teve neste ano de 2021 o menor número de representantes na história da Libertadores. Apenas 1, que se trata do River Plate. É a primeira vez que isso acontece com um time argentino desde 1986. Mas o time de Marcelo Gallardo vai enfrentar, nas quartas de final, o Atlético-MG, aquele que eliminou o maior rival do River.

Curta o Diário do Fla no Facebook