Flamengo diz que jogo contra Defensa y Justicia em Brasília foi um ‘marco’

Rubro-Negro ainda agradeceu ao Governo Federal, Governo de Brasília, à Conmebol e à Nação Rubro-Negra, em postagem no Twitter

Flamengo diz que jogo contra Defensa y Justicia em Brasília foi um 'marco'.
Torcedores do Flamengo no Estádio Mané Garrincha, em partida pela Libertadores. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

O Flamengo conquistou a sua classificação para as quartas de final da Libertadores após o incrível 4 a 1 sobre o Defensa y Justicia. No entanto, esse não foi o único fato marcante da  noite da última quarta-feira (21). Além da vitória, a partida também contou com o retorno do público ao estádio, mesmo que com muitas restrições devido à pandemia da Covid-19. Dessa forma, mais de 5 mil pessoas puderam participar dessa experiência.

O retorno da torcida aconteceu após o pedido do Flamengo em levar a partida de volta das oitavas de final para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Para isso, a equipe argentina teve que concordar com a decisão.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Por mais que o Flamengo estivesse confortável com o uso do Mané Garrincha para o jogo da Libertadores, o clube também tentou a liberação do público no Maracanã. Por isso, protocolou um pedido junto à Secretaria da Saúde. No entanto, o Governo do Distrito Federal estava mais disposto a aprovar essa decisão.

Após esta experiência, muitos clubes brasileiros começaram a negociar com a CBF pelo retorno dos torcedores aos estádios. Ainda mais, a própria Confederação Brasileira de Futebol já anunciou o desejo de contar com o público a partir das quartas de final da Copa do Brasil. Dessa forma, a organização enviou um observador ao Mané Garrincha.

O rubro-negro recebeu os elogios do treinador Renato Gaúcho por “dar o pontapé” no que diz respeito ao retorno do público aos estádios. Porém, o clube também recebeu muitas críticas por parte de jornalistas e comentaristas.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Medidas de segurança

Mas para o retorno, foi necessária a adoção de medidas de segurança. Dentre essas, é possível destacar: o limite de 25% de ocupação do estádio (ou seja, um total de 15 mil pessoas); a compra de ingressos exclusivamente pela internet; além da apresentação de comprovantes na entrada do estádio, como o cartão de vacinação (com as vacinas de duas doses ou dose única aplicadas) e um teste PCR negativo para a Covid-19 com até 48 horas de antecedência em relação à partida.

O posicionamento do Flamengo

O Clube de Regatas Flamengo publicou em sua conta oficial no Twitter um posicionamento em relação ao retorno do público no jogo contra o Defensa y Justicia. Dessa forma, o rubro-negro apontou que a última quarta-feira representou um “marco”. Além disso, fez agradecimentos ao Governo Federal, ao Governo de Brasília, à Conmebol e, obviamente, à Nação Rubro-Negra.

Confira o tweet abaixo e, na sequência, o texto na íntegra:

“Foi uma noite inesquecível, não só para a torcida do Flamengo, mas, principalmente, para o futebol brasileiro. Com um trabalho em que seguimos todos os protocolos de segurança, a partida contra o Defensa y Justicia, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, se tornou um marco na volta do público aos estádios brasileiros, após quase 500 dias de arquibancadas vazias.

A festa no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, marcou o retorno gradativo daquele que é o principal artista dos estádios: o torcedor. Este sucesso só foi possível graças ao apoio que sempre tivemos do Governo Federal, do Governo de Brasília, da Conmebol e da fantástica Nação Rubro-Negra. A todos eles, nosso maior agradecimento.

Vamos juntos seguir trabalhando pela alegria do torcedor, pelo fortalecimento dos clubes e por um futebol brasileiro ainda mais vencedor.”

Curta o Diário do Fla no Facebook