Renato Gaúcho tem um começo de passagem impressionante pelo Flamengo. Isso porque o treinador conquistou 6 vitórias nas suas 6 primeiras partidas à frente da equipe. Além disso, os jogadores marcaram 24 gols e sofreram apenas 3. Ou seja, um trabalho bastante eficiente tanto por parte do sistema defensivo quanto do ofensivo.
No entanto, os excelentes resultados podem acabar escondendo a realidade de Renato no Mais Querido. Incrivelmente, o técnico ainda não teve um momento para desenvolver o seu trabalho com a equipe durante os treinos. Até aqui, os ajustes no estilo de jogo do Flamengo foram realizados na base da conversa e da apresentação de vídeos.
Com a goleada por 6 a 0 sobre o ABC-RN, pela Copa do Brasil, e, consequentemente, o bom encaminhamento da classificação para as quartas de final da competição, Renato ganhará uma semana “livre” com os jogadores. Após a vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians no último domingo, o treinador revelou que pediu para mandar uma equipe reserva para o jogo no Rio Grande do Norte. Além disso, Renato também não viajará.
Siga o Diário do Fla no Instagram
A “semana livre” do Flamengo
Dessa forma, o jornal esportivo ‘Lance’ começou a pontuar alguns possíveis trabalhos que Renato pode realizar ao longo dessa semana. De acordo com o veículo de comunicação, o treinador pode trabalhar as variações táticas com os jogadores. Isso pode ser interessante para reforçar os conceitos que Renato já implementou no time e aprofundar outros.
Além disso, ele pode testar novos jogadores em determinadas posições. Dessa forma, o jornal cita o caso da lateral-direita, que tem Isla como titular, no entanto o jovem Matheuzinho já provou que tem qualidade para assumir tal posição.
Siga o Diário do Fla no Twitter
Outro destaque diz respeito ao sistema defensivo principalmente no caso de bolas paradas. Anteriormente, o Flamengo usava como tática a marcação por zona. Mas o time sofria muitos gols por conta disso. Assim, Renato mostrou nos seus primeiros jogos, que voltou com a ideia da marcação individual para cobranças de escanteio.
Ainda mais, é importante recuperar fisicamente os jogadores. Muitos deles, como Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol voltaram de convocações de Seleções e não tiveram uma pausa.
Enfim, o Flamengo enfrentará o ABC na “Arena das Dunas“, no Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira, às 21h30, a fim de consolidar a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. No entanto, no próximo domingo, às 18h15, o Mais Querido terá um combate contra o Internacional no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.