Última passagem do Flamengo pelo Equador foi marcada por crises; confira!

Goleada, Covid, lesões, vitória sobre o Barcelona de Guayaquil e mais

Última passagem do Flamengo pelo Equador foi marcada por crises; confira!
Rodrigo Caio e Isla em partida contra o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores. Foto: Gilvan De Souza/Flamengo.

O Flamengo chegou à sua quinta semifinal de Libertadores na história. Na primeira partida, no Maracanã, o rubro-negro venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, em noite inspirada de Bruno Henrique e Diego Alves. Na próxima quarta-feira, às 21h30, as duas equipes voltarão a se enfrentar, mas, desta vez, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador. No entanto, a última passagem do Flamengo pelo país sul-americano foi marcada por crises.

Em 2020, o Flamengo dividiu o Grupo A da fase de grupos da Libertadores com dois equatorianos: o Independiente Del Valle e o próprio Barcelona de Guayaquil. Ou seja, o Mais Querido realizou duas partidas em sequência no Equador. Primeiramente, contra o Del Valle, foi goleado por 5 a 0, derrota que colocou o ex-treinador Doménec Torrent numa situação complicada dentro do clube. Inclusive, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, precisou realizar uma entrevista coletiva para acalmar os ânimos.

Siga Diário do Fla no Instagram

Logo depois, teve início um surto de Covid-19 na delegação rubro-negra. Com isso, 19 jogadores testaram positivo para o vírus. Além disso, um dos principais jogadores da temporada, Gabigol, sofreu uma lesão na coxa direita. Dessa forma, o artilheiro teve que se afastar dos gramados por um tempo. Para substituir os atletas titulares, a comissão técnica do Flamengo teve que convocar jogadores das categorias de base, como Rodrigo Muniz e Guilherme Bala.

De acordo com o site GE, até mesmo, um vulcão atrapalhou os planos do Flamengo neste período. Trata-se do vulcão Sangay, que entrou em atividade e espalhou cinzas por toda a cidade de Guayaquil.

Siga Diário do Fla no Twitter

Barcelona de Guayaquil e Flamengo (2020)

Inicialmente, a partida entre o Flamengo e o Barcelona de Guayaquil gerou dúvidas nas autoridades equatorianas. Dessa forma, o clube carioca teve que dialogar bastante com a prefeitura de Guayaquil para garantir que a partida poderia acontecer dentro dos protocolos sanitários.

Depois de muita confusão, a partida entre as duas equipes aconteceu. Entraram em campo pelo Flamengo naquele dia: César, Thuler (na lateral-direita), Rodrigo Caio, Léo Pereira, Renê, Willian Arão, Everton Ribeiro, Thiago Maia, Arrascaeta, Gerson e Pedro. Além disso, o Flamengo venceu o jogo por 2 a 1, com gols do meia uruguaio e do camisa 21.

Curta Diário do Fla no Facebook