Confira o retrospecto do Flamengo em semifinais de Libertadores

Mais Querido chega a esta etapa da competição pela quinta vez na sua história

Confira o retrospecto do Flamengo em semifinais de Libertadores.
Flamengo comemora classificação para a semifinal da Libertadores, após partida contra o Olimpia. Foto: Paula Reis/Flamengo.

O Flamengo chegou às semifinais da Copa Libertadores pela quinta vez na sua história. Dessa forma, o Mais Querido enfrentará o Barcelona de Guayaquil (Equador) nas próximas quartas-feiras (22 e 29 de setembro), sendo a primeira partida no Maracanã e a segunda no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. Além disso, caso passe, chegará à final pela terceira vez na história do clube e poderá enfrentar o Atlético-MG ou o Palmeiras. Nesta matéria, você conhecerá o retrospecto do rubro-negro em semifinais desta competição.

Para chegar a sua quinta semifinal na Libertadores, o Flamengo passou por times como Vélez Sarsfield, Unión La Calera, LDU, Defensa y Justicia e Olimpia. Ainda mais, o rubro-negro não sofreu derrotas na competição. Assim, foram 10 jogos, 7 vitórias e 3 empates. Outro ponto a ser destacado é que a equipe marcou 28 gols na competição e sofreu 12.

Siga Diário do Fla no Instagram

Flamengo de 1981

O ano de 1981 ficou marcado na história do Flamengo. Afinal, o Mais Querido conquistou o título da Libertadores em sua primeira participação na competição. Além disso, um tempo depois, também conquistou o mundo. Naquela edição da Libertadores, Zico foi o artilheiro com 11 gols, mas a equipe, ao todo, marcou 28 gols.

Inicialmente, o Flamengo ficou no Grupo 3, que tinha 2 representantes do Brasil e 2 do Paraguai. Dessa forma, também estavam presentes no grupo: Atlético-MG, Cerro Porteño e Olimpia. Mas os brasileiros tiveram a mesma pontuação. Portanto, realizaram um jogo de desempate, o qual o Flamengo venceu por 3 a 0 e avançou para a fase semifinal da competição.

No entanto, a etapa era bem diferente do que é atualmente. Basicamente, dois grupos se formavam, cada um com 3 equipes. Assim, os primeiros colocados de cada grupo passariam para a final. Ou seja, o Flamengo enfrentou o Deportivo Cali e o Jorge Wilsterman e venceu todos os jogos. O vencedor do outro grupo foi o Cobreloa, que perdeu o título para o Mais Querido na final disputada em 3 partidas.

Semifinais:

  • 2 de outubro de 1981 – Deportivo Cali 0 x 1 Flamengo (Nunes)
  • 13 de outubro de 1981 – Jorge Wilstermann 1 x 2 Flamengo (Baroninho, Adílio)
  • 23 de outubro de 1981 – Flamengo 3 x 0 Deportivo Cali (Zico duas vezes e Chiquinho)
  • 30 de outubro de 1981 – Flamengo 4 x 1 Jorge Wilstermann (Nunes, Adílio, Anselmo e Chiquinho)

Libertadores de 1982

Depois de um ano espetacular, a torcida rubro-negra estava bastante confiante para a segunda participação do Flamengo na Libertadores. Mas as regras continuavam bem diferentes. Com isso, o Mais Querido, por ter sido o campeão da edição anterior, avançou diretamente para as semifinais.

O rubro-negro ficou no Grupo A ao lado de Peñarol e River Plate. Dos 4 jogos disputados, o Flamengo ganhou duas vezes do River Plate e perdeu duas vezes para o Peñarol. Desse modo, o carioca chegou a apenas 4 pontos, enquanto que o time uruguaio foi o líder do grupo com 8 pontos, avançou para a final e foi campeão em cima do Cobreloa.

Semifinais:

  • 19 de outubro de 1982 – Peñarol 1 x 0 Flamengo
  • 22 de outubro de 1982 – River Plate 0 x 3 Flamengo (Lico, Zico, Nunes)
  • 2 de novembro de 1982 – Flamengo 4 x 2 River Plate (Tita, Júnior, Zico, Nunes)
  • 16 de novembro de 1982 – Flamengo 0 x 1 Peñarol

Siga Diário do Fla no Twitter

A campanha do Flamengo em 1984

Mas a equipe memorável do Flamengo não parou de disputar a Libertadores com intensidade. Nesta edição de 1984, o Mais Querido foi o responsável pelo melhor ataque da fase inicial, com 19 gols. Além disso, Tita foi o artilheiro naquele ano com 8 gols marcados.

Na primeira fase, o Flamengo ficou no Grupo 3 ao lado de Santos (formando os dois representantes brasileiros) e dos representantes da Colômbia, América de Cali e Júnior Barranquilla. Assim, o rubro-negro superou todos os adversários. Foram 5 vitórias (incluindo 2 goleadas sobre o Santos, por 4 a 1 e 5 a 0 respectivamente) e 1 empate.

No entanto, o Flamengo não passou da semifinal. A equipe ficou no Grupo B ao lado de Grêmio e Universidad de Los Andes (Venezuela). Os dois brasileiros ficaram com a mesma pontuação (6), apesar de protagonizarem duros embates, como a vitória por 5 a 1 do Grêmio, em Porto Alegre, e a vitória do Flamengo por 3 a 1, no Rio de Janeiro. Com isso, foi necessária uma partida de desempate entre os dois em campo neutro (São Paulo, dia 19 de julho). Curiosamente, o jogo terminou em 0 a 0, mas o Grêmio avançou para a final por conta do saldo de gols. Apesar disso, o campeão daquele ano foi o Independiente (Argentina).

Semifinais:

  • 26 de junho de 1984 – Grêmio 5 x 1 Flamengo (Tita)
  • 29 de junho de 1984 – Universidad de Los Andes 0 x 3 Flamengo (Tita duas vezes e João Paulo)
  • 06 de julho de 1984 – Flamengo 3 x 1 Grêmio (Andrade, Bebeto e Guilherme)
  • 12 de julho de 1984 – Flamengo 2 x 1 Universidad de Los Andes (Tita e Adílio)
  • 19 de julho de 1984 (Desempate) – Grêmio 0 x 0 Flamengo

Curta Diário do Fla no Facebook

Libertadores 2019

A edição de 2019 da Libertadores foi uma montanha-russa de emoções. Na fase de grupos, o Flamengo sob comando de Abel Braga não encantou muito. Pertencente ao Grupo D, o Mais Querido enfrentou a LDU, o Peñarol e o San José (Bolívia). Aparentemente, um grupo fácil, mas a realidade não foi essa. A disputa foi tão acirrada que os três primeiros colocados do grupo tiveram 10 pontos. Ou seja, o desempate ficou por conta do saldo de gols, o que fez com que Flamengo e LDU, respectivamente, avançassem para as oitavas de final. O único que realmente não teve chances foi o San José, que, inclusive, sofreu uma goleada por 6 a 1 no Maracanã.

Entre a fase de grupos e as oitavas de final, Abel Braga pediu demissão do cargo de treinador do Flamengo. Assim, chegou Jorge Jesus, que fez história no clube. A partir disso, o Mais Querido passou pelo Emelec nas oitavas de final por meio de uma disputa de pênaltis e eliminou o Internacional nas quartas de final em dois bons jogos da equipe carioca. Com isso, reencontrou o Grêmio numa semifinal de Libertadores.

A primeira partida, em Porto Alegre, terminou num empate em 1 a 1, que, até hoje, pode enganar aqueles que só olham para o resultado. Mas o Flamengo se saiu muito bem e chegou a marcar 4 gols na partida, 3 anulados. Apesar disso, não faltou gol por parte do rubro-negro no jogo da volta, no Maracanã. O Grêmio, sob comando de Renato Gaúcho, sofreu uma goleada por 5 a 0, com gols de Bruno Henrique, Gabigol (2), Pablo Mari e Rodrigo Caio.

Enfim, o Flamengo avançou para final da Libertadores pela segunda vez em sua história. E também pela segunda vez conquistou o tão sonhado título.

Semifinais:

  • 02 de outubro de 2019 – Grêmio 1 x 1 Flamengo (Bruno Henrique)
  • 23 de outubro de 2019 – Flamengo 5 x 0 Grêmio (Bruno Henrique, Gabigol duas vezes, Pablo Mari e Rodrigo Caio)