A imprensa espanhola destacou a vontade de 19 clubes da série A do Campeonato Brasileiro, de fundar e organizar uma liga para a competição. O intuito dos clubes é começar a administrar a competição a partir do ano que vem.
Dos 20 clubes da primeira divisão, o único que não assinou o documento foi o Sport Recife, pois a equipe rubro-negra está sem presidente desde que Milton Bivar renunciou recentemente o cargo. O Flamengo vive uma situação conturbada com a federação.
O jornal Marca viu a ideia como uma emancipação dos times brasileiros, que no caso, não dependeriam mais da CBF. “Clubes da primeira divisão do Brasil querem organizar sua própria liga e se emancipar da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que atualmente organiza o campeonato nacional”, afirmou o noticiário.
A criação da liga é prioridade para os dirigentes dos clubes brasileiros. Segundo o artigo 24 do estatuto da CBF, para criar uma liga é necessário ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa.
Os clubes atualmente só participam das decisões para a escolha dos vices e do presidente da Assembleia Geral Eleitoral. Os votos das 27 federações têm peso 3, os votos dos 20 clubes da Série A têm peso 2 e os votos dos clubes da Série B têm peso 1. Essa concentração de poder nas federações estaduais é uma das discussões que serão abordadas nesta semana.
Confira o artigo 24 do estatuto da CBF:
“Art. 24 – É facultado à CBF, a seu exclusivo critério e nos termos do presente Estatuto, mediante decisão de sua Assembleia Geral Administrativa, admitir a vinculação de Ligas constituídas ou organizadas por entidades de prática desportiva, para fins de integração de suas competições ao calendário anual de eventos oficiais do futebol brasileiro e para seu reconhecimento ou credenciamento na estrutura ou organização desportiva de futebol, no âmbito regional, nacional ou internacional.”