Times da Serie A criam liga para organizar o Brasileirão

Documento assinado por dezenove equipes será entregue a CBF nesta terça-feira

Deputado diz que lei do mandante é favorável para todos
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Dezenove times da Série A assinaram um documento que todos concordam em fundar e organizar uma liga para o Campeonato Brasileiro. O objetivo é entregar essa ideia para a direção da CBF em reunião que acontecerá nesta terça-feira em sua própria sede. O intuito dos clubes é começar a administrar a competição a partir do ano que vem.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Dos vinte times da Série A, o único que não assinou o documento foi o Sport Recife, pois a equipe rubro-negra está sem presidente desde que Milton Bivar renunciou recentemente o cargo. O Flamengo vive uma situação conturbada com a federação. Torcedores do Fla protestam na porta da sede da CBF. A reunião desta terça será com o presidente interino Antonio Carlos Nunes, que está substituindo o afastado Rogério Caboclo. A criação da liga é prioridade para os dirigentes dos clubes brasileiros.  Segundo o artigo 24 do estatuto da CBF, para criar uma liga é necessário ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa.

Os clubes atualmente só participam das decisões para a escolha dos vices e do presidente da Assembleia Geral Eleitoral. Os votos das 27 federações têm peso 3, os votos dos 20 clubes da Série A têm peso 2 e os votos dos clubes da Série B têm peso 1. Essa concentração de poder nas federações estaduais é uma das discussões que serão abordadas nesta semana.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Confira o artigo 24 do estatuto da CBF:

“Art. 24 – É facultado à CBF, a seu exclusivo critério e nos termos do presente Estatuto, mediante decisão de sua Assembleia Geral Administrativa, admitir a vinculação de Ligas constituídas ou organizadas por entidades de prática desportiva, para fins de integração de suas competições ao calendário anual de eventos oficiais do futebol brasileiro e para seu reconhecimento ou credenciamento na estrutura ou organização desportiva de futebol, no âmbito regional, nacional ou internacional.”