Historiador analisa a rivalidade entre Flamengo e Palmeiras

Para Luiz Antônio Simas, a atual rivalidade se dá principalmente por causa do poderio econômico dos clubes

Denílson acredita que Palmeiras pode chegar à final da Libertadores sem confiança
Everton Ribeiro em partida contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

Adversários na próxima final da Copa Libertadores, Flamengo e Palmeiras são protagonistas do futebol brasileiro há alguns anos. Dessa forma, o historiador Luiz Antônio Simas, em participação no programa “Redação SporTV”, fez um análise entre essa rivalidade. Além disso, ele lembrou jogos históricos entre os dois clubes, como a vitória rubro-negra por 6 a 2 no Campeonato Brasileiro de 1980.

Siga Diário do Fla no Instagram

“Flamengo e Palmeiras quase virou uma rivalidade no início dos anos 80. Em 1979, o Palmeiras ganhou do Flamengo de 4 a 1 no Maracanã. Era aquele Flamengo que já estava sendo montado para ser o grande time do início da década de 80. O Telê era técnico do Palmeiras, que ganhou de 4 a 1. No ano seguinte, o Flamengo devolveu, ganhando por 6 a 2. E teve provocação, teve uma briga generalizada, pancadaria, jogador quase caindo dentro da geral. Então, ali a imprensa jogou muito em cima da ideia que estava se criando uma rivalidade muito forte entre Flamengo e Palmeiras, inclusive com torcidas que se enfrentavam e brigavam o tempo todo. Acontece que, naquele mesmo ano de 80, o Flamengo ganha o Brasileiro em cima do Atlético-MG. E, depois, tem o famoso jogo de Goiânia, que o José Roberto Wright expulsa metade do time do Atlético-MG e essa coisa toda”, disse Luiz Antônio Simas.

“Essa rivalidade Flamengo e Palmeiras está muito vinculada ao poderio financeiro e à montagem de times que ganham títulos. Então, vai ter esse enfrentamento, aquela brincadeira dos flamenguistas que o Palmeiras não tem Mundial, essa coisa toda. Mas acho que vai se acumulando. De toda forma, eu acho que ainda não chegou ao nível Flamengo e Atlético-MG, porque essa rivalidade é construída em cima de muita polêmica, de muita disputa, muita briga, um lado se sentindo prejudicado”, complementou o historiador.

Siga Diário do Fla no Twitter

O Flamengo na Final da Libertadores

O Mais Querido realiza uma campanha histórica na Copa Libertadores. Primeiramente, pelo recorde de 17 jogos de invencibilidade na Libertadores. Em segundo lugar, mas não menos importante, pelo fato do time ser o primeiro a vencer todos os jogos da fase mata-mata da atual edição. 

No dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, o Flamengo enfrentará o atual campeão da Libertadores, o Palmeiras. Ambas as equipes são bicampeãs. Portanto, é uma oportunidade para um dos dois clubes alcançar mais um título e chegar ao patamar de tricampeão, que no Brasil, é formado por Grêmio e Santos.

Curta Diário do Fla no Facebook