Flamengo aparece em segundo lugar no ranking nacional de clubes formadores neste ciclo olímpico

Mais Querido vem se destacando no quesito

Flamengo aparece em segundo lugar no ranking nacional de clubes formadores neste ciclo olímpico
Foto: Flamengo

A cada ciclo olímpico, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC – divulga o ranking nacional de todos os 212 clubes do Brasil.

No ciclo Paris 2024 (2021-2023), o Clube de Regatas do Flamengo subiu uma posição no ranking e garantiu o segundo lugar, de acordo com os critérios adotados do quadro geral de medalhas.  Pinheiros ocupa a primeira posição com 203 pontos, seguido pelo Flamengo com 172 e pelo Minas com 156. Se levarmos em consideração apenas o número de medalhas de ouro, o Flamengo ficaria em primeiro lugar.

No adulto, o Flamengo conquistou o ouro no remo masculino e feminino, no nado artístico feminino e na ginástica artística feminina. O polo aquático feminino ficou com a prata e o basquete masculino com o bronze.

O Mais Querido também fez bonito na base. Foram cinco ouros – ginástica artística feminina, natação feminina, remo nos dois naipes, e voleibol feminino. A natação e o basquete 3X3 masculinos ficaram em segundo lugar.

Vale destacar ainda que 82% das medalhas de ouro do Brasil conquistadas no Pan de Santiago fora de atletas formados em clubes. No Flamengo, Guilherme Caribé com três e Rebeca Andrade com duas contribuíram para este percentual.

A contabilização do QGM do CBC advém da totalização da somatória da quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze distribuídas aos Clubes em cada ano-calendário do Ciclo, definidas por meio dos Rankings da Competição Principal e das Categorias de Base, por Esporte e por Gênero.