G6 do Campeonato Brasileiro tem possibilidade de virar G9

Clubes brasileiros estão fortes em competições como Copa Libertadores e Copa Sul-Americana

Barcelona-EQU terá uma mudança para enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira
Everton Ribeiro em partida contra o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

Os clubes brasileiros chegaram com muita força às competições conhecidas como “Copas” neste ano. Dessa forma, o famoso G6 do Campeonato Brasileiro, grupo de classificação para a próxima Libertadores, tem a possibilidade de virar um G9. Isso porque os clubes brasileiros do G6 podem conquistar os títulos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Além disso, ainda há a Copa do Brasil, em que 3 dos 4 semifinalistas são equipes do atual G6.

Siga Diário do Fla no Instagram

Assim, é importante pensar nas possibilidades para que isso aconteça. No que diz respeito à Copa Libertadores, atualmente 3 clubes brasileiros encontram-se nas semifinais (Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo) e um equatoriano (Barcelona de Guayaquil). O trio que representa o Brasil é também o atual G3 do Campeonato Brasileiro. Portanto, se um deles conquistar o título da Libertadores, a vaga para a próxima edição da competição já estará garantida. Com isso, o G6 se tornaria G7.

O Flamengo saiu na frente no jogo de ida contra o Barcelona de Guayaquil. O Mais Querido venceu a equipe equatoriana no Maracanã, na última quarta-feira, por 2 a 0. Assim, o clube carioca tem uma boa vantagem para o jogo da volta na próxima quarta-feira, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador. Por outro lado, Palmeiras e Atlético-MG se enfrentaram no Allianz Parque e empataram em 0 a 0. A decisão será na próxima terça-feira, no Mineirão.

No que diz respeito à Copa Sul-Americana, 2 clubes brasileiros seguem firmes nas semifinais. O RB Bragantino venceu o Libertad (Paraguai) por 2 a 0 no jogo de ida, no Estádio Nabi Abi Chedid. Da mesma maneira, o Athletico-PR também venceu o Peñarol, mas pelo placar de 2 x 1, no Estádio Campeón Del Siglo, no Uruguai.

Siga Diário do Fla no Twitter

O RB Bragantino é o atual 6º colocado no Campeonato Brasileiro. Ou seja, se ele vencer a Copa Sul-Americana, terá a sua vaga na próxima Libertadores definida. Com isso, o que seria o G7 se transformaria em G8.

Além disso, tem a Copa do Brasil, que também garante uma vaga na Libertadores ao campeão. Dos 4 semifinalistas, 3 são integrantes do G4 do Campeonato Brasileiro. Com isso, se um dos 3 vencer, o G8 chegará ao G9. Recentemente, ocorreu o sorteio dos mandos de campo das semifinais, que acontecerão nos dias 20 (jogos de ida) e 27 de outubro (jogos de volta). Dessa forma, o Flamengo enfrentará o Athletico-PR, inicialmente, na Arena da Baixada. Enquanto que a partida da volta será no Maracanã. O duelo da outra chave será entre Atlético-MG e Fortaleza.

Curta Diário do Fla no Facebook