Flamengo x Atlético-MG: Saiba tudo sobre essa rivalidade histórica

Conheça a origem, os números e os momentos mais marcantes desse confronto

Flamengo x Atlético-MG: Uma das maiores rivalidades do mundo

Flamengo e Atlético-MG se enfrentarão nesta quarta-feira para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes formam atualmente uma das maiores rivalidades do país. A história desse conflito entre os dois times se iniciou na década de 80 e vem se arrastando até os dias de hoje.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Os dois clubes já se enfrentaram ao longo da história 118 vezes. Ao todo, são 48 vitórias para o Flamengo, 38 para o Atlético-MG e 32 empates. A rivalidade entre as equipes acendeu na década de 80, quando o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro de 1980 em cima do Galo com gol do Nunes e venceu da equipe alvinegra na semifinal da Libertadores de 1981 em um jogo polêmico que marcou história.

A partir daí, a chama acendeu e a rivalidade começou. No ano de 1986, o Galo eliminou o clube carioca nas oitavas de finais do Brasileirão. Em 1987, no famoso ano em que se discute até hoje quem foi o verdadeiro campeão, os dois times duelaram pelas semifinais da Copa União e o Rubro-Negro eliminou o Galo da competição.

Os dois times protagonizaram confrontos históricos tanto no Campeonato Brasileiro quanto na libertadores. Só faltava mesmo a Copa do Brasil para essa rivalidade aflorar ainda mais. Em 2006, o Flamengo eliminou o Atlético-MG nas quartas de finais da competição fazendo 4×1 no Maracanã. O Galo teve a chance e se vingou do Rubro-Negro em 2014 repetindo a mesma goleada de 4×1 no Mineirão, pelas semifinais do torneio.

Rivalidade

De 2016 para cá, as duas equipes vem protagonizando jogos bastantes disputados. Nas últimas 10 partidas que Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram pelo Brasileirão, foram quatro vitórias rubro-negras, quatro vitórias atleticanas e dois empates.

Nas arquibancadas a rivalidade também é bem forte. As torcidas organizadas de Flamengo e Cruzeiro tem um histórico de alianças. A ‘Urubuzada’ é amiga da ‘China Azul’ e a ‘Torcida Jovem do Flamengo’ foi durante anos aliada da principal torcida cruzeirense, ‘Máfia Azul’. Sem dúvidas essa relação dos flamenguistas com o principal rival do Atlético-MG serviu para apimentar ainda mais a rivalidade entre os rubro-negros e atleticanos fora dos gramados.

Siga o Diário do Fla no Instagram

No ano passado, o Atlético-MG goleou o Flamengo por 4×0 no Mineirão. Foi a última vez que as duas equipes se enfrentaram em uma partida de futebol. O Mengão terá nesta quarta-feira, ás 19h, a chance de se vingar da equipe atleticana em mais um capítulo dessa rivalidade histórica.