De zagueiro para artilheiro da base do Flamengo, Victor Hugo diz: ‘sonho em jogar no Maracanã lotado’

Em entrevista exclusiva, meia-atacante falou sobre a trajetória, jogadores que se inspira e desejo de ser campeão pelo Mais Querido

(Foto: Bruno Ourique/Flamengo)

Victor Hugo é um dos principais nomes do Flamengo na atual edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O meia-atacante, de 17 anos, foi o maior artilheiro da base rubro-negra em 2021 e já balançou as redes nesta edição da Copinha. Quem vê nem acredita que, antes de chegar no Mais Querido, o atleta era zagueiro. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO FLA, diretamente de Barueri, a joia do Ninho do Urubu falou sobre a trajetória, ídolos, sonhos e muito mais.

O artilheiro está no Flamengo há 5 anos. Canhoto, o atleta falou que no clube anterior atuava no sistema defensivo, seja na zaga ou lateral. Ele contou como foi a mudança de posição. “Cheguei no Flamengo com 12 anos. Eu jogava em outro time do Rio, no Vasco, onde eu atuava como lateral-esquerdo e até zagueiro. Aí cheguei no Flamengo jogando de meia e me encontrei na posição. As coisas começaram a dar certo e de lá para cá tudo foi melhor”.

O ano mais especial para Victor Hugo até o momento foi o de 2021. Atuando pelo sub-17, o meia-atacante foi campeão Brasileiro, da Copa do Brasil e Super Copa do Brasil da categoria, além de ter marcado 27 gols e feito 12 assistências em 30 partidas. O jogador enalteceu a temporada e torce para que a atual seja tão vitoriosa quanto.

“Foi um ano incrível, acho que para todos os jogadores. Eu pude me destacar, os números mostram isso. Fazendo gols, dando assistências, participando das jogadas. Espero que esse ano eu consiga repetir o que fiz em 2021”, afirmou Victor Hugo.

O meia também destacou que, até o ano passado, não tinha o costume de balançar tanto as redes. Victor Hugo creditou a melhora ao treinador Mário Jorge, que pedia insistentemente para ele pisar mais na área, e afirmou que agora tomou gosto e vai sempre buscar ter participação direta em gols.

“É uma característica que eu não tinha. O técnico Mário Jorge me cobrava e incentiva muito para pisar mais na área, fazer gol, dar assistência e foi uma coisa que melhorei bastante no ano passado. Eu vou levar com certeza para o resto da minha carreira, que é pisar na área e fazer gol. Espero que nesta competição possa fazer mais isso, com gols e sendo decisivo”, disse o jogador.

Sobre preferir fazer um gol ou dar uma assistência, Victor Hugo mostrou ser bem solidário em campo, deixando claro que o mais importante é contribuir para a vitória do time.  “Prefiro apenas que saia o gol. Dando a assistência ou fazendo o gol, tem que sair o gol para ajudar a equipe”.

Muitos jogadores ao serem questionados sobre qual o principal objetivo na carreira, falam em atuar na Europa. Já Victor Hugo deixou bem claro o foco no Flamengo e disse que sonha em jogar no Maracanã lotado e ser campeão pelo Mais Querido.

“Eu sonho em chegar no profissional do Flamengo, ganhar títulos. Jogar no Maracanã lotado, acho que é o sonho de todo mundo. É isso. Depois ir seguindo a carreira, ser um grande jogador de futebol e ser conhecido por todos pelo meu trabalho e meu talento”, declarou o atleta.

A trajetória para dar muitas alegrias no profissional do Flamengo está sendo bem trilhada pelo meia. Em novembro do ano passado, o jogador assinou uma renovação com o Mais Querido até 2027, com uma multa de 100 milhões de euros, o que corresponde a R$ 640 milhões na cotação atual.

Inspirações

No futebol, Victor Hugo disse se inspirar em alguns jogadores. O jovem declarou que tem o costume de assistir partidas e até vídeos dos atletas que ele mais gosta, para tentar espelhar em campo o que eles fazem. Dois desses, inclusive, foram revelados pelo Flamengo.

“Gosto bastante do Neymar, por causa da ousadia. Gosto de assistir o Vinicius Jr, que saiu do Flamengo também, o Paquetá, que faz mais a minha função. Sempre que está passando os jogos dele eu tento assistir, no Lyon e na Seleção Brasileira. Quando tenho oportunidade assisto no YouTube também os lances. Tem também os caras que jogam lá fora, como De Bruyne e Tony Kross. Tento me inspirar em vários”, disse o meia.

Vale destacar que Victor Hugo tem um estilo bem parecido com o de Paquetá. Ambos são meias altos, canhotos, de bastante habilidade, bom passe e chegada na área. Já no time atual do Flamengo, a joia disse gostar muito do Arrascaeta e Everton Ribeiro.

“Os caras que jogam na minha posição hoje no profissional do Flamengo são muito craques. É piada o que joga o Arrascaeta. Everton Ribeiro também. São dois jogadores ali que têm as características mais parecidas comigo. Sempre que está passando o jogo presto bem atenção no que eles fazem para tentar fazer parecido”, falou.

Copinha

O Flamengo está com tudo na Copinha até aqui. Invicto, o Mais Querido tem três vitórias, um empate, 18 gols marcados, apenas três sofridos e classificado para a terceira fase da competição, em busca da vaga para as oitavas de final. Victor Hugo ressaltou o ótimo início do rubro-negro.

“É um começo de campeonato excelente. Os primeiros dois jogos sem muita dificuldade, já os dois últimos com bastante emoção, a gente tendo que buscar o jogo até o final. Acho que nós vamos crescendo ao longo da competição. Agora é mata-mata, fase final. É continuar ainda mais focado, em busca do título”, declarou.

O jogador também falou sobre a alegria de estar atuando na Copinha, competição que disse ser muito esperada pelos atletas da base. Esse é também o primeiro torneio que o meia disputa na categoria sub-20.

“Com certeza sempre quis jogar a Copa São Paulo. Desde pequenininho a gente vai acompanhando. É uma coisa que era distante e vai ficando cada vez mais próximo. E feliz demais de estar realizando esse sonho de disputar a Copinha, com 17 anos ainda, primeiro ano de sub-20. É uma alegria muito grande para mim e toda a família”, disse Victor Hugo.

Agora, o Flamengo encara o Oeste na terceira fase da competição. A equipe paulista foi a única que o Mais Querido enfrentou e não venceu até aqui, com o empate em 3 a 3. Na ocasião, o rubro-negro carioca sofreu 3 a 0 com 16 minutos, mas buscou o resultado na segunda etapa. Victor Hugo falou que é importante jogar desde o começo com a mesma postura que atuou no segundo tempo do primeiro confronto entre os dois.

“Vai ser um grande jogo, com certeza. Na primeira partida, entramos desligados e tomamos uns gols bobos. Mas, no segundo tempo, conseguimos impor nosso jogo, ir bem, fazer os gols e buscar o resultado. Espero que nesse segundo jogo a gente consiga fazer o que a gente fez na segunda etapa”, afirmou.

Não é apenas Victor Hugo que é mais jovem comparado a outros atletas do torneio. O elenco inteiro do Flamengo na competição é formado majoritariamente por jogadores sub-18. Entretanto, o meia acredita que a idade não vai influenciar, devido à preparação feita e à qualidade do time. O jogador, inclusive, está confiante com o título.

“Nossa equipe é muito jovem, mas muito bem preparada. Nossa preparação foi muito boa. Acredito que a idade não vai influenciar. A gente fez uma pré-temporada forte para aguentar todos os jogos. Sabíamos que seria uma competição bem pegada, com um jogo atrás do outro. Então, a preparação foi muito forte A gente vai fazer nosso jogo, fazer o que a gente treinou e tentar buscar o título”, finalizou.

O próximo desafio de Victor Hugo e do Flamengo na Copinha, contra o Oeste, já será neste sábado (15/01). As duas equipes se enfrentam às 19h30, na Arena Barueri, pela terceira fase da competição. Caso avance, o Mais Querido enfrenta nas oitavas de final o vencedor do duelo entre Canaã e Juventus-SP.