Bodas de prata é uma tradicional comemoração de 25 anos de casamento. Na galhofa da zoação boleira, o termo é empregado em freguesias entre confrontos ou longo período sem um título. O torcedor do Bragantino pode gastar essa onda em cima do Flamengo. O rubro-negro carioca, que vem pulverizando tabus, títulos e recordes desde 2019, vive um incômodo jejum diante do adversário desta quarta-feira pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A última vitória do Fla contra o rival aconteceu na edição de 1996 do Brasileirão, 1 a 0 em Bragança Paulista, mesmo local do duelo desta quarta-feira. Na ocasião o rubro-negro ocupava a 10ª colocação na tabela do campeonato e o Bragantino era o lanterna da competição. Bebeto marcou o gol da vitória rubro-negra aos 38 minutos do segundo tempo. O treinador do Flamengo era Joel Santana.
O Flamengo sempre teve dificuldades no confronto direto diante dos paulistas, a ponto de completar ‘Bodas de Prata’ no duelo. Embora tenha sido fundado em 1928, o Bragantino ganhou notoriedade no cenário nacional a partir dos anos 90, quando chegou a ser vice-campeão brasileiro em 1991. Nos primeiros cinco duelos entre os clubes foram três vitórias do então clube alvi-negro e três empates. Com direito a um acachapante 5 a 1 pelo Brasileiro de 1993. Claudinho marcou três vezes e Sílvio duas para os paulistas e o atual técnico rubro-nego, Renato Gaúcho descontou para o Fla.
Depois de ascenção meteórica o Bragantino se enfraqueceu e o foi neste período que o Flamengo conseguiu a dianteira do confronto. Quatro vitórias seguidas nos Brasileiros de 1994, 1995 e 1996. Em 1997 e 1998 o Bragantino voltou a aterrorizar os flamenguistas com um empate e uma vitória em pleno Maracanã, antes de ser rebaixado e passar 22 anos afastado da elite do futebol brasileiro.
Desde que a marca Red Bull adquiriu o Bragantino e o clube regressou à Série A ano passado, o Flamengo permanece sem vencer o indigesto adversário. Em 2020 empate por 1 a 1 no Maracanã e no Nabi Abi Chedid. E no campeonato de 2021 o Bragantino surpreendeu o Fla dentro do Maracanã em dos grandes jogos desta edição do Brasileirão. O Bragantino abriu o placar, permitiu a virada rubro-negra com direito a golaço de Rodrigo Muniz e nova virada dos visitantes nos instantes finais do jogo.