Análise Tática Flamengo x Coritiba

Repleto de desfalques, o Mais Querido encara o Coxa nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Análise Tática Flamengo x Coritiba
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Flamengo e Coritiba se enfrentam nesta quinta-feira (10/06), às 19h, no Estádio Couto Pereira, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Mais Querido vai atuar com um time repleto de desfalques e, inclusive, sem o treinador Rogério Ceni, que está indectado com a Covid-19. Ainda assim, o time tem tudo para fazer uma grande partida e sair com a vitória. O Diário do Fla traz a análise tática do duelo.

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

As peças que não vão atuar são justamente as de mais destaque do Flamengo. Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gerson, Rodrigo Caio e Pedro, além de Isla e Piris da Motta, devido às convocações para as respectivas seleções. Com isso, o time deve ir a campo com: Diego Alves; Matheuzinho; Arão e Gustavo Henrique; Filipe Luís; Diego, João Gomes, Vitinho, Michael, Bruno Henrique e Rodrigo Muniz.

É uma equipe menos técnica que a principal, sem meias articuladores de ofício. Entretanto, o time ganha bastante na velocidade. Além disso, será interessante ver qual a formação que o treinador vai usar. Normalmente, com a bola, o Flamengo atua em uma espécie de 3-2-3-2, com Filipe Luís fazendo a primeira linha ao lado dos zagueiros e Isla de ponta, na mesma altura que Arrasceta e Everton Ribeiro.

Para esse confronto, entretanto, a equipe já vai ter a velocidade dos pontas para fazerem o corredor pelos dois lados. Então, acredito que Matheuzinho será ofensivo como de característica, mas não propriamente um ala, sim um lateral que avança, com o time na formação 4-2-2-2. Dessa forma, Filipe Luís também pode ter mais liberdade para atacar pela esquerda, caindo por dentro.

Mesmo sem meias-armadores de ofício, uma variação interessante que pode ocorrer ao longo do jogo é o time ir para um 4-2-3-1, com Vitinho fazendo a função do “camisa 10”, que atua centralizado, atrás do centroavante. O jogador já atuou nessa posição com qualidade em outros momentos e, assim, Bruno Henrique abriria pelo lado esquerdo, tendo a aproximação dele e do Filipe Luís.

O Coritiba, por sua vez, não vive grande momento. Time que foi rebaixado no último Brasileiro e passou com vitórias por 1 gol de diferença nas duas primeiras fases da Copa do Brasil, contra União EC e Operário Ferroviário. Além disso, nos últimos 7 jogos são 5 derrotas, 1 empate e apenas 1 vitória.

A equipe joga em um 4-3-3. Tem que tomar cuidado com o centroavante Léo Gamalho, que é matador e bom nas bolas aéreas – grande fragilidade do Flamengo. Além disso, os pontas Waguininho e Rafinha são perigosos, além do lateral-esquerdo Natanael.

De qualquer forma, o Flamengo ainda é um time mais técnico e que, mesmo com os desfalques tem tudo para sair com a vitória, principalmente se explorar a velocidade dos pontas e a triangulação deles com os laterais.