Análise Tática Flamengo 4 x 0 Floresta-CE: Variações de formações

Fábio Matias novamente variou o esquema tático na goleada pela Copinha

(Foto: Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo continua embalado na Copinha. Depois da goleada de 10 a 0 na estreia em cima do Forte-ES, a vítima da vez foi o Floresta-CE, que perdeu de 4 a 0 para o Mais Querido. O rubro-negro em alguns momentos parece ter “tirado o pé”, principalmente na segunda etapa. Ainda assim, mostrou um ótimo futebol coletivo e com variações táticas. A equipe do DIÁRIO DO FLA, que está fazendo a cobertura completa da competição, esteve presente no estádio e preparou uma Análise Tática do confronto.

O técnico Fábio Matias optou por colocar o mesmo time titular que na partida contra o Forte-ES, com: Bruno; Wesley, Kayque Soares, Cleiton, João Paulo; Igor Jesus, Kayke David, Matheus França, Werton, André e Ryan Luka. Entretanto, se na primeira partida o Flamengo iniciou com a bola em uma espécie de 3-4-2-1, variando no segundo tempo para o 4-2-3-1/4-1-4-1, dessa vez a formação foi diferente da usada na estreia. O rubro-negro jogou em um 3-5-2.

Com a bola, o primeiro volante Igor Jesus recuava entre os zagueiros para auxiliar na saída, formando uma trinca e dando liberdade para os laterais avançarem. O esquerdo, João Paulo, principal destaque do jogo, era quem fazia a ala-esquerda, indo muito ao fundo. Já Wesley construía por dentro, quase como um volante à direita. Isso porque, quem fazia o corredor direito era o ponta Werton. Ao lado de Wesley ficava Kayke David, que caía bastante pela esquerda, enquanto Matheus França ficou “solto”, com muita liberdade para se movimentar. A dupla de ataque centralizada foi André e Ryan Luka.

Matheus França era o principal organizador do time. O camisa 10 caía pelos dois lados do campo e dava passes rápidos. Ele flutuou tanto que participou dos dois gols da primeira etapa, um por cada canto. No primeiro, recebeu na intermediária pela direita e cruzou na medida para Ryan Luka na área, que dominou no peito, ganhou na força e deu bom chute, abrindo o placar. Já no segundo, pela esquerda, deu ótima enfiada de bola para João Paulo. O lateral chegou no fundo antes da bola sair e cruzou rasteiro para André, na pequena área, botar para o fundo das redes.

Depois dos gols, o ritmo deu uma diminuída. João Paulo ia muito ao fundo e recebeu boas bolas de França, uma delas de calcanhar, e quase marcou, enquanto na direita Werton apareceu, só que não caprichou tanto. Fábio Matias tentou por um momento inverter o ponta para a esquerda, colocando André na direita e Matheus França de centroavante, só que Werton acabou “batendo cabeça” com João Paulo e o time caiu de rendimento, fazendo o treinador retornar à formação original.

Na segunda etapa, o time voltou da mesma forma e rapidamente fez o terceiro. João Paulo, sempre aparecendo com velocidade e força, lançou Ryan Luka, que caiu pela esquerda, abrindo um buraco na área. O lateral-esquerdo percebeu e avançou no espaço, recebendo de volta do centroavante e finalizando no cantinho. O goleiro fez boa defesa, mas Werton aproveitou o rebote e marcou. Com três a zero no placar, o time diminuiu ainda mais o ritmo no confronto.

Fábio Matias, então, fez as substituições. Botou o lateral-direito Breno, o zagueiro Otávio, o meia-esquerda Pedro Arthur, o armador Victor Gabriel e o ponta Petterson, nas vagas de Wesley, Cleiton, André, Kayke David, Werton e Ryan Luka. Com isso, a formação alterou e o Flamengo passou a atuar em um 4-1-3-2. Os laterais voltaram à função de ofício, deixando de serem alas, enquanto Igor Jesus ficou na frente da dupla de zaga, não mais entre ela. Pet ficou na ponta direita, Pedro Arthur na esquerda e Victor Hugo centralizado, enquanto Matheus França adiantou, para jogar ao lado de Mateusão no ataque.

O time deu uma melhorada. O gol saiu justamente das substituições. Em contra-ataque, Mateusão foi lançado pela direita. O centroavante, que apesar de alto e forte, também tem velocidade, avançou. Matheus França infiltrou pelo meio, puxando a marcação e deixando um buraco na esquerda, onde Pedro Arthur subiu livre. Mateusão inverteu o jogo e o meia-esquerda dominou, cortou e deu belo chute rasteiro de fora da área, no cantinho, matando o jogo.

A equipe ainda deu uma bola na trave, com Mateusão, e Petterson, pela direita, chutou bem próximo do gol, mas o jogo acabou em 4 a 0, garantindo a classificação do Flamengo para a segunda fase. Agora, o Mais Querido terá uma missão difícil. Isso porque, Fábio Matias não terá mais à disposição os jogadores Wesley, Marcos Paulo, Cleiton, Ryan Luka, Andre, Matheus França e Werton. Assim, resta esperar a próxima partida para saber qual será o novo time titular e a formação. Mas, uma coisa já ficou clara. O treinador tem bastante repertório tático para por em prática no time.