Análise Tática Flamengo 10 x 0 Forte-ES: Estreia na Copinha com muito repertório técnico e tático

Técnico Fábio Matias montou uma equipe bem organizada e fez variações ao longo do jogo

(Foto: Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo goleou o Forte-ES por 10 a 0, nesta quarta-feira (05/01), pela estreia da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022. O Mais Querido teve uma atuação de gala. Não só alguns jogadores estiveram em ótimo dia técnico, como o grupo em si foi muito bem taticamente. O técnico Fábio Matias organizou a equipe e promoveu ao longo do confronto algumas mudanças de formação. O DIÁRIO DO FLA, que está fazendo a cobertura completa do Mengão na Copinha, esteve presente na Arena Barueri e, com isso, preparou a análise tática do confronto.

A escalação do Flamengo foi a esperada, com o goleiro Bruno; Wesley na lateral-direita e Marcos Paulo na esquerda, com Kayque Campos e Cleiton na zaga. O primeiro volante foi Igor Jesus, com Kayke David e Matheus França de meias, Werton e André de pontas e o centroavante Ryan Luka. Entretanto, Fábio Matias surpreendeu na formação usada. A expectativa era de um 4-2-3-1/4-1-4-1, com Werton de um lado e André do outro, Matheus França centralizado e Kayke David de 2º volante/meia. Mas, não foi assim que o Mais Querido se posicionou em campo.

Com a bola nos pés – que foi o que aconteceu quase o jogo todo -, o Flamengo atuava em uma espécie de 3-4-2-1. Na primeira linha Igor Jesus recuava entre os zagueiros para auxiliar na saída de bola. Na segunda, uma curiosidade. Marcos Paulo fazia a ala-esquerda, mas quem fazia a ala-direita não era Wesley, sim Werton. O lateral-direito, por sua vez, construía o jogo por dentro, mais para a direita, como um volante, enquanto Kayke David fazia a mesa função, só que caindo para a esquerda. Na frente deles ficavam André, à direita, e Matheus França, à esquerda, ambos com liberdade de pisar na área. Enquanto Ryan Luka era o centroavante, que tentava cair pelos lados.

A movimentação era constante, principalmente pelo lado esquerdo. Kayke David, Matheus França e até Ryan Luka caiam muitas vezes pela ponta, para auxiliar Marcos Paulo. Quando o centroavante abria, Matheus França aproveitava para pisar na área. Foi assim que saiu o primeiro gol. Wesley recebeu próximo da intermediária, por dentro. Ele avançou e cruzou na medida para Matheus França, no centro da área, que dominou no peito e deu lindo chute, estufando as redes. Já no segundo, foi Kayke quem recebeu na intermediária, pela esquerda. Ele já virou o corpo e passou para Marcos Paulo, aberto, que tocou de primeira curto para Matheus França. O camisa 10 limpou a marcação e chutou em cima de Ryan Luka. A bola sobrou para Werton, que marcou.

Já na segunda etapa, Fábio Matias fez uma substituição em que trocou laterais, tirando Marcos Paulo e botando Richard – ambos foram muito bem no jogo. Mas, a verdadeira mudança feita foi tática. O técnico inverteu Werton para a esquerda e abriu André na direita, deixando Matheus França centralizado, como um meia-armador, tendo liberdade para se movimentar e pisar na área quando Ryan Luka saísse. Assim, o treinador colocou o time em um 4-2-3-1/4-1-4-1, que variava conforme os avanços de Kayke David – ora atuava de 2º volante, ora de meia pela esquerda, ao lado do França, que então caia mais para direita.

Deu certo. Logo no primeiro minuto, Ryan Luka avançou pela esquerda e passou no Werton, que recuou em Kayke David, na posição de 2º volante. Matheus França infiltrou no espaço deixado por Ryan e Kayke deu lindo lançamento, deixando o camisa 10 na cara para marcar o 5º do Fla. Já no 6º, Wesley recuperou bola no meio, avançou e tocou no Matheus, que abriu na direita. Após passar, o lateral continuou correndo, infiltrou na área e recebeu belo passe de França, ficando na frente do goleiro e tocando de cobertura. No 7º, por sua vez, o lateral antecipou de novo e tocou no Matheus na meia-direita, que passou para a infiltração de Werton na diagonal da esquerda para o meio da área. O ponta arrumou de calcanhar para Kayke, que estava na meia-esquerda, chutar. A bola desviou e, após tentativa de Ryan Luka, sobrou para André empurrar para o fundo das redes.

Depois do gol, Fábio Matias fez novas alterações. Ele tirou Igor Jesus, Kayke David, Werton, Matheus França e André, para colocar Lucas André, Victor Hugo, Petterson, Pedro Arthur e Mateusão. O Flamengo, então, mudou para um 4-1-3-2. Lucas André ficou de primeiro volante, com mais chegada na frente e ótimo chute de longa distância, tendo explodido duas vezes o travessão. Na linha seguinte ficou Petterson aberto como um ponta direita, Victor Hugo centralizado de meia-armador e Pedro Arthur na esquerda. Já Mateusão e Ryan Luka formavam a dupla de centroavantes. Por um momento o jogo ficou morno, mas novamente deu certo.

Dois jogadores específicos entraram muito bem: Petterson e Mateusão. Tanto que o Flamengo fez três gols depois das mudanças, os três do centroavante, todos com assistências do ponta. No primeiro, Wesley, atuando na lateral, deu bela enfiada para Petterson na direita, na velocidade. O jogador foi para linha de fundo e cruzou rasteiro para trás e Mateusão marcou. O seguinte foi em contra-ataque de escanteio, em que o atacante avançou e deu lindo lançamento de três dedos para o centroavante entrar na área e chutar no canto. Já no último, Pet recebeu aberto na direita e cruzou na medida para Mateusão tocar com categoria, de calcanhar, fazendo o décimo do Mais Querido no jogo.

A partida, então, foi muito boa do Flamengo. Que pese a fragilidade do adversário, mas o rubro-negro teve uma grande atuação. Vários jogadores foram bem no quesito individual, mas o coletivo chamou muita atenção. Time mostrou entrosamento e o técnico Fábio Matias demonstrou ter bastante repertório tático, fazendo variações no esquema de jogo ao longo da partida. Estreia bem animadora do Mais Querido na Copa São Paulo de Futebol Júnior.