Análise Tática ABC x Flamengo: Opções para o time alternativo

Equipes se enfrentam nesta quinta-feira, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e ABC se enfrentam nesta quinta-feira (04/08), às 21h30, na Arena das Dunas, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Como no jogo de ida o Mais Querido goleou por 6 a 0, Renato Gaúcho optou por poupar o time inteiro titular. Inclusive, nem o treinador viajou para Natal. Ainda assim, o técnico rubro-negro tem que ficar de olho na partida, pois ela vai ser ótima para alguns atletas mostrarem potencial e variações táticas podem ser exploradas.

Considerando os jogadores que foram convocados, o provável time titular do Flamengo deve ter: Hugo/Gabriel Batista; Matheuzinho; Bruno Viana e Léo Pereira; Ramon; João Gomes e Thiago Maia; Vitinho e Michael; Pedro. Resta, então, uma vaga “em aberto”. É justamente nessa posição que ficam as opções táticas do time, que será comandado por Marcelo “Fera” e terá Renato orientando à distância.

O time normalmente atua em um 4-2-3-1, que alterna para o 4-1-4-1 e até um 3-3-3-1 com a bola, com o 1º volante recuando entre os zagueiros. Para manter o mesmo estilo de jogo, a principal opção seria colocar o jovem Lázaro de meia-armador, centralizado, na função que Arrascaeta faz atualmente. Assim, Vitinho jogaria aberto pela direita, no lugar do Everton Ribeiro, e Michael na esquerda, na vaga de Bruno Henrique, com Pedro de centroavante.

Uma outra opção que manteria o estilo seria botar Vitinho na função de meia-armador, algo que ele já fez algumas vezes, e, assim, colocar Thiaguinho aberto na direita. Assim como Everton Ribeiro, o jovem é canhoto e habilidoso. Um outro jogador que poderia entrar seria Daniel Cabral. Ele é um volante de muita qualidade e, com a entrada dele, Thiago Maia ou João Gomes poderiam adiantar. A equipe mudaria um pouco a formação, já que nenhum deles é de fato um meia-armador, sendo, então, uma espécie de 4-3-3.

Há a possibilidade de mudar bem a formação. Uma das opções seria virar uma espécie de 4-4-2, colocando um outro centroavante ao lado de Pedro. Sem Rodrigo Muniz, que está contaminado com a Covid-19, Vitor Gabriel seria o jogador que entraria. O jovem, de 21 anos, era um dos destaques da categoria de base e atuou pelo time B do Braga, de Portugal, na última temporada. Com os dois de referência, Michael e Vitinho jogariam bem abertos, para ajudar na reposição.

A mudança mais improvável, mas que é uma opção, seria colocar três zagueiros, entrando Gabriel Noga, junto com Léo Pereira e Bruno Viana. Matheuzinho e Ramon já são laterais bem ofensivos, então eles jogariam como verdadeiros alas. Vitinho teria que atuar centralizado e Michael como um 2º atacante. A equipe ficaria em uma espécie de 3-5-2, que variaria em um 3-4-1-2 e 3-2-3-2.

O time, então, tem ótimas opções táticas e muitos jovens talentosos que podem começar a partida. Jogo será interessante para Renato ver como a equipe vai se portar e analisar o rendimento dos atletas que entrarem, para saber quais garotos merecem fazer parte do grupo principal, além, claro, de dar ritmo de jogo aos reservas imediatos.