Durante o programa “Redação SporTV”, Carlos Eduardo Mansur analisou a final da Copa Libertadores, na qual o Flamengo foi vice-campeão. Além disso, o jornalista também discutiu sobre o papel do Renato Gaúcho neste cenário, ao afirmar: “nível de jogo do Flamengo dos últimos meses foi se deteriorando”.
Siga Diário do Fla no Instagram
“Vamos separar as coisas. São quatro meses de trabalho, se a minha memória não estiver me traindo. Para ser coerente, não é um período longo, ainda mais para o Renato, que veio de um período de quase cinco anos no clube anterior. A minha sensação é que o fator campo fala muito. E o campo mostrou que, isso não dá para fugir, o nível de jogo desse Flamengo dos últimos meses foi se deteriorando. Seja na capacidade de ser um time que constrói contra uma defesa fechada, mas, fundamentalmente, na questão defensiva. O Flamengo até conseguia ser um time que pressionava na frente contra o Palmeiras. E em boa parte do jogo, conseguiu manter esse jogo acontecendo no campo ofensivo a partir do segundo tempo. Mas sem essa pressão ultrapassada, o Flamengo defensivamente tinha muitas dificuldades de se estruturar. Isso acontece ao longo da passagem do Renato”, analisou Carlos Eduardo Mansur.
“Eu sou absolutamente convencido de que o personagem Renato é mais complexo do que isso. Eu aí, talvez, o investimento no personagem feito lá atrás cobre um preço agora com esse nível de atuação. Quando ele começa a vender o personagem do ‘pouco estudo’, da existência de um mérito extra na conquista com menos esforço, como se isso desse a ele um autodidatismo, no momento em que seus times começam a ter problemas estruturais, vão remeter a essas características. E é óbvio que se o Renato está nesse estágio da carreira, ele não é um personagem que não treina o time, que não entende de futebol ou que é um total incapaz em termos táticos. Só que é natural que a análise vai ser radicalizada, porque ele ajudou a construir esse personagem”, concluiu o jornalista.
A próxima partida do Flamengo
Enfim, o próximo desafio do Flamengo é contra o Ceará, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontecerá na terça-feira, às 20h, no Maracanã. No momento, o Mais Querido ocupa a segunda colocação com 67 pontos (34 jogos , 20 vitórias, 7 empates e 7 derrotas). Porém, caso não vença o Ceará, o título será automaticamente do Atlético-MG, líder isolado com 78 pontos, mesmo sem entrar em campo.