William Arão completa 300 jogos pelo Flamengo e passa trajetória a limpo: ‘Muitas pessoas não gostavam de mim pelo lado pessoal’

Nenhum jogador do atual elenco entrou em campo mais vezes com a camisa rubro-negra.

No futebol moderno jogadores passam por clubes de futebol de maneira muito mais rápida que no passado. Os jogadores que mais vestiram a camisa do Flamengo na história foram Júnior, Zico e Adílio. Ambos jogaram muitas temporadas no Mais Querido. Por isso quando um jogador da atualidade alcança a marca de 300 jogos com a camisa rubro-negro é preciso dar grande destaque.

A representativa marca será alcançada na partida desta quarta contra a LDU por Willian Arão, que no Fla já atuou como primeiro e segundo volante e agora atua como zagueiro. Nenhum jogador do atual elenco entrou em campo mais vezes com a camisa rubro-negra que ele. Para ingressar no top 10 de atuações com o manto sagrado, Arão vai precisar disputar mais 198 jogos até alcançar Jadir, que atuou em 498 partidas entre 1952 e 1962.

Arão foi contratado pelo Flamengo, junto ao Botafogo, após a temporada 2015. Desde sua chegada conquistou uma Taça Rio, três Taças Guanabara, três Cariocas, dois Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e uma Libertadores. Já são 13 títulos pelo clube. Arão foi agraciado como melhor volante do Brasileirão 2016 pelos troféus Bola de Prata e Mesa Redonda. No mesmo ano foi escolhido para a seleção do Campeonato Carioca. Em 2019 voltou a ser selecionado nas premiações Bola de Prata e Mesa Redonda como melhor primeiro volante.

Arão na versão zagueiro. Jogador versátil. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

‘Júnior e Zico foram pressionados aqui porquê eu não vou ser?’

Willian Arão é madeira de dar em doido. Não quebra fácil. Muito criticado pela torcida em diversas oportunidades se mostrou resiliente para superar os momentos de turbulência até as coisas melhorarem. Em entrevista à Fla TV Arão lembra que os dois maiores ídolos da história do Fla já passaram por cobranças e que quem joga no clube deve estar preparado para elas.

“Em 1983 vi uma foto da torcida protestando contra aquele time do Flamengo. Se aqueles caras passaram por isso, quem é que não passou? Aqui só os fortes sobrevivem. O jogador, a família e os amigos precisam ter força. Mas é muito prazeroso. A torcida te cobra para ser o melhor sempre. É humanamente impossível estar sempre bem. Mas a gente se cobra o tempo todo até pela nossa torcida ter esse perfil”, disse Arão.

Mas Arão reconhece que nem sempre mereceu flores da torcida. Segundo o atleta, nem os melhores jogadores do mundo estão imunes de passar momentos difíceis tecnicamente dentro de campo.

Jogador foi revelado pelo Corinthians. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

“As pessoas vivem muito do agora. Apesar de estar hoje aqui, não me deixo levar pelo momento. Quando você faz um grande jogo precisa manter a cabeça centrada. É natural que qual jogador do mundo passe por momentos difíceis. Nada pode tirar a sua confiança, mesmo nos piores momentos. Sei o quanto trabalho e o que fiz para chegar até aqui. As críticas não entram na minha cabeça. É só ter resiliência que as coisas melhoram”, destaca.

Perto de completar uma marca expressiva com a camisa rubro-negra, Arão acredita que muitas críticas também são de cunho pessoal e que é preciso aprender a separar os comentários construtivos daqueles que são perseguição ao jogador.

“2019 é parecido com tudo que vivi aqui dentro. Todo treinador que chegava as pessoas imaginavam que eu sairia do time. E eu permanecia, ajudando a equipe, correspondendo. Muitas pessoas não gostavam de mim pelo lado pessoal. Uma coisa é a crítica construtiva, outra é perseguição gratuita”, desabafa.

Arão comemora seu gol contra o La Calera (CHI). Jogador já marcou duas vezes na Libertadores. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Agora zagueiro, Arão afirma que sua vida sempre foi uma luta

Versátil e voluntarioso, Willian Arão já jogou em diversas faixas do campo com inúmeras funções táticas. Agora zagueiro, o atleta aponta como está enfrentando o desafio de atuar em uma função na qual nunca havia jogado antes.

“São movimentos e ações diferentes. Eu tento dar o meu máximo e corrigir aquilo que eventualmente tenha feito errado. Assisto sempre os vídeos após os jogos. Extraio o máximo de informação possível. Não é minha posição de origem mas estou feliz”, opinou.

Willian Arão é natural de São Paulo. Revelado pelo Corinthians, ganhou pelo clube paulista a Copa São Paulo em 2010 e fazia parte do grupo campeão da Libertadores e Mundial em 2012. Arão lembra das dificuldades que enfrentou para brilhar no Flamengo, clube mais popular do país.

“Minha vida sempre foi uma luta, batalhando e conquistando. Essa marca é um orgulho muito grande. Parece clichê mas quando eu jogava video-game ficava me imaginando nos grandes times. Hoje me sinto realizado e o homem mais feliz do mundo”, finaliza.