Vitórias em casa, número de gols feitos e sofridos… confira as semelhanças entre o Flamengo de 81 e 2021 na Liberta

Ambas equipes terminaram invictas na primeira fase da competição

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Terminou a fase de grupos da Libertadores. O Flamengo passou em primeiro e terminou invicto, algo que só tinha acontecido em outras 5 oportunidades: 1981, 84, 91, 2007 e 2018. Mas, o que chamou mesmo a atenção do Diário do Fla foi a quantidade de semelhanças entre a atual campanha e a do primeiro título conquistado pelo Mais Querido.

Não só em 1981 o time terminou invicto – com a diferença que na ocasião foram 4 empates, ao invés de 3 -, como a equipe de Zico, Leandro, Júnior e companhia marcaram e sofreram o mesmo número de gols na fase de grupos que a atual campanha. Ao todo, foram 14 gols feitos e 9 sofridos, em 6 partidas. Além disso, em ambas ocasiões o Flamengo não foi vazado apenas uma vez, coincidentemente também em um 0 a 0. Se na atual temporada foi contra o Vélez, em 81 foi contra o Galo.

As semelhanças não param por aí. Algo que está sendo criticado pela torcida é que o time comandado por Rogério Ceni só venceu uma das três partidas disputadas em casa. Mas, em 81, o mesmo aconteceu. Assim como em 2021, foram 2 empates e 1 vitória, também por 3 gols de diferença. Em 81 foi por 5 a 2, contra o Cerro Porteño, e esse ano um 4 a 1 no Unión La Calera.

Para completar, na atual temporada, o Flamengo empatou por 2 a 2 em casa (contra a LDU) e fora (contra o La Calera). Em 1981, o Mais Querido também empatou pelo mesmo placar dentro e fora de casa, ambas as vezes contra o Galo.

E se o objetivo é deixar o torcedor esperançoso, vale destacar: em 1981, a grande final foi decidida no Estádio Centenário, no Uruguai, sendo um campo neutro. Agora, em 2021, 30 anos depois, a decisão também será no Centenário e em campo neutro, já que nenhum time uruguaio está nas oitavas de final.