A FIFA realizou nesta sexta-feira o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que será disputada no Catar. O Brasil será o cabeça de chave de grupo G, que também terá Sérvia, Suíça e Camarões. A competição começa no dia 21 de novembro e será decidido no dia 18 de dezembro. Serão 32 seleções disputando o título do maior torneio de futebol do mundo.
A Seleção Brasileira vai estrear no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. No dia 28 de novembro, vai pegar a Suíça e encerrar a fase de grupos contra Camarões, dia 2 de dezembro. Os estádios e horários ainda serão definidos pela FIFA.
Como já foi dito, o Brasil estreia contra o Sérvia, repetindo a edição de 2018, na Rússia, onde as duas seleções também se enfrentaram. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 2 a 0. Outro adversário que a equipe de Tite também enfrentou na última Copa do Mundo e vai reencontrar na edição desse ano é a Suíça. Naquela oportunidade, o duelo terminou empatado em 1 a 1. Para fechar a primeira fase, o confronto será contra Camarões. A últimas vez que as seleções se enfrentaram foi em um amistoso com 2018, com Richarlison marcando o único gol do confronto.
Retrospectos em Copa do Mundo dos adversários do Brasil (Dados Transfermarkt)
Sérvia
A Seleção Sérvia de Futebol representa a Sérvia em competições internacionais desde a dissolução de Sérvia e Montenegro, em 2006. Dessa forma, disputou a primeira Copa do Mundo em 2010, quando ficou no grupo D com Alemanha, Austrália e Gana. A Sérvia terminou em quarto lugar, com apenas três pontos e eliminada na primeira fase.
Em 2018, a Sérvia caiu no grupo E com Brasil, Suíça e Costa Rica. Na ocasião ficou terceiro lugar, com três pontos. Sendo novamente eliminada na primeira fase.
Suíça
A primeira participação em Copa do Mundo foi na edição de 1934, tendo chegado até as quartas de final, quando foi derrotada pela Checoslováquia.
Em 1938, também foi até as quartas, saindo para a Hungria.
Em 1950, também caiu no grupo do Brasil com Iugoslávia e México, nessa edição, a Suíça foi eliminada na fase de grupos.
Em 1954, chegou novamente nas quartas, saindo para a Áustria.
Em 1962, estava no grupo de Itália, Alemanha e Chile, deixando a competição na fase de grupos.
Em 1966, caiu no fortíssimo grupo com Argentina, Alemanha e Espanha, sendo eliminada na fase inicial.
Em 1994, caiu nas oitavas para a Espanha.
Em 2006, pegou a Ucrânia nas oitavas e não passou adiante.
Em 2010, parou na fase de grupos com Honduras, Espanha e Chile.
Em 2014, caiu para a Argentina nas oitavas de final.
Em 2018, perdeu para a Suécia nas oitavas.
Camarões
A primeira participação em Copas foi na edição de 1982, onde ficou no grupo de Polônia, Itália e Peru. Ficando em terceiro lugar com três pontos. Eliminada na primeira fase.
Em 1990, esteve no grupo com Argentina, Romênia e União Soviética. Na ocasião, ficou em primeiro lugar entre os quatro com seis pontos. Enfrentou a Colômbia nas oitavas e ganhou por 2 a 1. Nas quartas, não teve a mesma sorte e foi eliminada pela Inglaterra.
Em 1994, caiu no grupo do Brasil, Suécia e Rússia, ficando em último lugar, com apenas um ponto. Eliminada na primeira fase.
Em 1998, ficou no grupo de Chile, Itália e Austrália, terminando na última posição com apenas dois pontos. Eliminada na primeira fase.
Em 2002, caiu no grupo da Alemanha, Arábia Saudita e Irlanda. Na ocasião, ficou em terceiro com quatro pontos. Eliminada na primeira fase.
Em 2010, esteve na primeira fase com Holanda, Japão e Dinamarca, onde não somou pontos na competição. Eliminada na primeira fase.
Em 2014, ficou no grupo do Brasil, Croácia e México, e mais uma vez não somou pontos na Copa do Mundo. Eliminada na primeira fase.