Tribunal julga ação do Fla pela paralisação do calendário

STJD decidirá hoje se aceita a suspensão dos jogos durante a Copa América

Tribunal julga ação do Fla pela paralisação do calendário
foto: reprodução/ redes sociais

O Fla entrou com uma ação pedindo a paralisação do calendário durante a Copa América. A equipe rubro-negra tem diversos atletas convocados para competição sul-americana. O julgamento está marcado para essa manhã e será realizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD).

A cúpula de futebol entrou com a medida em junho. À época, o presidente do tribunal negou a solicitação. Otávio Noronha determinou que o pleno do STJD decidisse sobre o caso.

“Em sendo assim, procedendo-se a uma análise ponderada e cuidadosa, vê-se, de um lado, que o dano que se quer evitar não irá se ultimar, propriamente, de forma imediata e por completo neste momento, e de outro, que a providência esperada – paralisação do Brasileiro Série A – é providência por demais gravosa, podendo gerar grandes prejuízos ao Torneio e à administração do Desporto”, escreveu o presidente do STJD.

Fla tem legitimidade de acordo com especialista:

O especialista em direito esportivo Eduardo Carlezzo falou sobre o pedido de paralisação do campeonato. Eduardo deu entrevista ao programa Seleção Sportv e respondeu diversas perguntas sobre o tema. O advogado disse que o Campeonato Brasileiro deveria ser paralisado durante a Copa América. Ele aproveitou para criticar a Conmebol e enfatizar a legitimidade do pedido feito.

“Por um lado, eu acho que existe uma legitimidade muito grande por parte do Flamengo. O clube poderia sim levar um pedido dessa natureza. Outra questão do ponto de vista esportivo, é a falta de legitimidade da Copa América. Essa Copa América seria realizada de 4 em 4 anos. Foi o que tinha dito a Conmebol. O que nós temos é uma Copa América em 2015, 2016, 2019 e 2021. A próxima deveria ser em 2023. O que nós temos hoje é uma Copa América totalmente ‘caça-níquel’. Eu entendo que deveria sim haver a paralisação do Campeonato”, afirmou Eduardo.

Paralisação do Campeonato:

O vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, utilizou as redes sociais na madrugada desta sexta-feira. Ele falou da vitória contra o Coritiba e a situação que o Mengão vive com os desfalques cedidos. O clube solicitou a intervenção do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para paralisar o Brasileiro durante a disputa da Copa América.

“A CBF precisa promover o equilíbrio das competições. A base da competição é a isonomia entre os concorrentes e isso está no artigo primeiro do regulamento. Acreditamos que a justiça será feita. Quem trabalha com verdade e com ética não pode deixar de buscar seus diretos. O regulamento precisa ser cumprido. Há que se ter igualdade de oportunidades entre os participantes e isonomia. Basta ler o regulamento”, disse.