Nesta terça-feira, dia 23 de novembro, o primeiro título do Flamengo na Copa Libertadores completa 40 anos. A conquista da taça mudou completamente a história do clube assim como esta geração vitoriosa ficou marcada pelas conquistas de títulos, como a Copa Intercontinental ao final daquele ano.
Siga Diário do Fla no Instagram
Dessa forma, a data marca a realização da final entre Flamengo e Cobreloa (Chile) no Estádio Centenário, em Montevidéu. Para quem gosta de curiosidades, é o mesmo estádio que será sede da final contra o Palmeiras no próximo dia 27. Em 1981, o Mais Querido realizou dois jogos contra o Cobreloa pela final da Libertadores: no Maracanã, venceu por 2 a 1 (dois gols de Zico); no Chile, perdeu por 1 a 0. No entanto, foi necessário um terceiro jogo para desempatar. Este, que aconteceu em campo neutro, contou com a vitória por 2 a 0 do Rubro-Negro, novamente com dois gols do Zico.
Em entrevista ao site “GE”, Zico falou sobre a conquista do título. Além disso, ele afirmou que a geração dos anos 80 contribuiu para construir a imagem do que hoje é o Flamengo.
“Foi um dos momentos mais felizes e importantes de toda aquele geração. Além de ter sido um título inédito, foi a vitória do bom futebol sobre a violência. Nosso time foi amadurecendo ano após ano, a galera toda formada na Gávea, com muita amizade e carinho um pelo outro, além da qualidade técnica. Era um timaço realmente que marcou história e se manteve no topo por quase seis anos. Conquistamos mais títulos do que o clube havia conquistado em sua história. Então, hoje, se o Flamengo é o que é, com o crescimento da torcida, tem muito daquele grupo, que se entregou apesar dos problemas de estrutura. Tivemos sempre o carinho da torcida para nos empurrar. Demos conta do recado”, disse o Galinho.
A Grande Final da Libertadores 2021
No dia 27 de novembro, Flamengo e Palmeiras vão protagonizar a grande final da Copa Libertadores. Dessa forma, o Estádio Centenário, em Montevidéu, tem tudo para sediar um grande espetáculo. Enfim, o Palmeiras é o atual campeão da Copa Libertadores. Assim, o Flamengo enfrentará o Verdão e o vencedor entrará para um seleto grupo de clubes brasileiros tricampeões da Libertadores (São Paulo, Santos e Grêmio).
Ainda mais, no caso do Mais Querido, o título da Libertadores seria uma forma de reforçar o grande trabalho realizado no clube nos últimos anos. Isso porque, já conquistou a “Glória Eterna” no ano de 2019. Com isso, o Rubro-Negro carioca poderia alcançar a sua segunda disputa no Mundial de Clubes em três anos.