Sucesso! Rogério Ceni chega a marca de três títulos pelo Flamengo em seis meses

O Flamengo conquistou o tricampeonato carioca em cima do Fluminense, no Maracanã. Porém, não foi só o Rubro-negro que conquistou um “tri”. O treinador Rogério Ceni também chegou à terceira conquista no comando do clube, agora, o técnico possui o Campeonato Brasileiro 2020, a Supercopa do Brasil 2021 e o Campeonato estadual 2021.

Apesar de contestado por grande parte da torcida, o técnico já levantou três taças em apenas 6 meses no clube. Quando chegou, uma das primeiras palavras do comandante foi a admiração pelo ídolo do clube, o Zico, e chegou até a comentar que pediu permissão ao Galinho para ingressar na equipe.

“Obrigado a todos. Para mim é um dia especial para mim. Meu 30º ano de futebol. Já enfrentei Maracanã cheio. Vi Zico. Até liguei para ele e pedi a entrada. Cara único. Admiro até pelas faltas. Fanatismo por ele. Me sinto com a permissão de poder estar sentado nessa cadeira”, disse o ex goleiro em sua apresentação.

Pelo ano mágico em 2019, a torcida que estava um pouco desconfiada pode observar um discurso de confiança, principalmente quando o assunto foi relacionado ao esquema de jogo que ele pretendia implantar na equipe. Questionado sobre esquema ofensivo ou defensivo, ele respondeu:

“Mais ofensivo possível. Fiquei muito tempo no gol. Quero ficar o mais longe possível. De acordo com a qualidade técnica, o Flamengo gosta da bola. Sempre tentar o gol. O importante é o gol. A favor. Gosto de jogar com o máximo de atacantes possível, com velocidade, habilidade. Essa é a área que mais gosto de mexer”, afirmou.

O treinador chegou em um momento turbulento no Brasileirão. A equipe sofria com oscilações e havia demitido Domènec Torrent. A transição foi um pouco dolorosa, e logo de cara Rogério sofreu com as eliminações repentinas na Copa do Brasil para o São Paulo e na Libertadores para o Racing, nos pênaltis. Apesar do revés, Rogério emplacou quatro vitórias seguidas no Brasileirão, sendo elas: 3 a 1 contra o Curitiba, 1 a 0 diante do Botafogo, 4 a 1 no Santos e 4 x 3 em cima do Bahia, colocando o Flamengo na briga pelo título, mesmo assim, a 5 pontos do então líder São Paulo.

Apesar das altos e baixos, Flamengo chegou na penúltima rodada Apesar das altos e baixos, Flamengo chegou na penúltima rodada dependendo apenas de si para se consagrar campeão, já que enfrentava o líder no momento, o Internacional que estava a um ponto à frente do Rubro-negro.

Antes da partida, o comandante fez um discurso motivacional é que alavancou a vontade dos jogadores de conquistar o campeonato e que ajudou bastante para a vitória diante do então líder.

“O detalhe é como vocês querem ser lembrados aqui dentro. Campeões vocês já são, ganharam tudo! Como vocês querem ser lembrados? Por um ano de vitórias e títulos, ou por uma era de títulos” disse.

O discurso surtiu efeito e o Flamengo ganhou o Internacional por 2 x 1, de virada e conquistou a liderança da competição faltando apenas uma rodada para o fim.

Na última rodada, mesmo com a derrota para o São Paulo no Morumbi, a equipe conseguiu o bicampeonato nacional, já que o time do sul empatou com o Corinthians em casa.

Inclusive, o Flamengo proporcionou Rogério a comemorar o primeiro título de Campeão Brasileiro da série A como treinador.

“Foi um dos Brasileiros mais equilibrados pela maneira como tudo aconteceu. Esses jogadores vão ter uns dias de folga. A curto prazo, pode sentir os jogos e ter algumas derrotas, mas a longo prazo, esses dias que eles vão ficar parados tendem a reverter em coisas boas. Hoje, Diego jogou com muita dor na posterior, Rodrigo Caio jogou lesionado e não fez uma arrancada pro ataque, Gabriel com dores no tornozelo. O time chegou no limite”, afirmou o treinador.

Logo após o Brasileirão, veio a final da Supercopa do Brasil, um dos testes mais difíceis para o grupo, que colocava frente a frente os dois elencos mais caros do país, Flamengo e Palmeiras. Considerados por muitos jornalistas e amantes do futebol como os melhores elencos não só nacionais, mas sul-americanos também, e mesmo assim o técnico conseguiu se consagrar campeão nas penalidades após empate em 2 x 2.

Agora, Rogério comemora o título do Campeonato Carioca após vitória no clássico Fla x Flu. Competição que mesmo iniciando com o time sub-20, o Fla manteve o favoritismo e conquistou pela sexta vez o tricampeonato estadual. Apesar de sofrer duas derrotas na competição,, coincidentemente para Fluminense ( 1 x 0, ainda com o time sub-20) e Vasco ( nesta partida já com a equipe principal), o Mengão se classificou para as semifinais em primeiro lugar, levando mais um troféu para a Gávea, dessa vez a taça Guanabara. Logo depois de levantar o caneco, Ceni vibrou com a conquista, mas se mostrou pé no chão e focado para seguir trabalhando.

“A Taça Guanabara tem um significado especial, somos o clube que mais conquistou. Um título importante para comemorarmos hoje e amanhã já voltamos a trabalhar”, declarou.

Coroando o início de trabalho na temporada 2021, o time só confirmou o favoritismo e além da taça Guanabara, o time fechou o pacote completo e levantou também a taça do Campeonato Carioca em cima do rival Fluminense. Sendo assim, Rogério chega ao terceiro título no comando do elenco e o mais impressionante, as três conquistas de forma consecutiva.

Vale lembrar que além dos três troféus este ano, Ceni juntamente com o elenco, já estão classificados para as oitavas de finais da Libertadores com uma rodada de antecedência, após empate em 2 a 2 com a LDU, no Maracanã na última quarta-feira e com um jogador a menos. Flamengo agora conta com as disputas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e a sequência da Libertadores, que a última rodada da fase de grupos é na próxima quinta-feira(27/05), as 21h, contra o Vélez, no Maracanã.