Relembre o trabalho de Maurício Souza, bicampeão Carioca pelo Flamengo

Técnico participou das últimas duas campanhas do Mengão, sempre com o time alternativo

Sob o comando do Fla, Maurício Souza tem quase 70% de aproveitamento
(Foto: Reprodução/Maarcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo conquistou o tricampeonato Carioca. E, nas duas últimas conquistas, uma similaridade: em ambas, o Mais Querido começou a campanha com um time alternativo, composto majoritariamente por atletas da base. Nos dois casos, a equipe foi dirigida por Maurício Souza.

Técnico da base, Mauricinho, como é chamado, atua com uma formação diferente do time principal. O esquema preferencial é o 4-3-3, revezando para o 4-2-3-1. O trabalho foi muito importante para dar oportunidades aos jovens jogadores. Muitos, inclusive, estrearam nos profissionais nessas partidas.

O time base em 2020 era: Gabriel Batista; João Lucas (Matheuzinho); Rafael Santos e Matheus Dantas; Ramon; Vinicius Souza, Hugo Moura (Richard Rios) e Pepê; Yuri César, Lucas Silva (Bill) e Vitor Gabriel (Rodrigo Muniz). A equipe disputou 4 jogos, com 1 empate em 0 a 0 com o Macaé, 1 derrota de 1 a 0 para o Fluminense e 2 vitórias- 1 a 0 em cima do Vasco, com gol de Lucas Silva, e 3 a 2 no Volta Redonda, gols de João Lucas, Rodrigo Muniz e Bill.

Já na atual temporada, a equipe era formada por: Gabriel Batista; Matheuzinho; Noga e Natan; Ramon; Hugo Moura (Daniel Cabral), João Gomes (Max) e Pepê (Yuri); Vitinho (Thiago Fernandes), Michael (Lázaro) e Rodrigo Muniz. Diferente do ano anterior, nesta Maurício ainda chegou a treinar o time com os reservas principais, como Pedro, Renê, Léo Pereira, Bruno Viana e os já citados Vitinho e Michael – que pediram para voltar antes das férias e jogar

Ao todo, Maurício Souza comandou o time em 6 dos 15 jogos do Flamengo no Campeonaro Carioca. Inclusive, esteve a frente da equipe na maior parte da conquista da Taça Guanabara (60% das partidas), já que foram 10 rodadas. Ao todo, foi 1 empate (1 a 1 com o Boavista, gol de Vitinho), 1 derrota, coincidentemente também por 1 a 0 para o Fluminense, e 4 vitórias: 1 a 0 em cima do Nova Iguaçu, gol de Max; 2 a 0 no Macaé, dois de Muniz; 4 a 1 no Resende,  com um do Vitinho, um do Pedro e dois do Muniz; e 2 a 0 no Botafogo, gols de Rodrigo Muniz e Hugo Moura.

Mesmo não sendo o técnico na reta final dos torneios, Mauricinho teve papel nos dois títulos, principalmente no atual. O treinador, de 47 anos, também faz um ótimo trabalho na base, já tendo vários títulos no currículo, como o Brasileiro sub-20 e a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Merece o reconhecimento.