Tetra Carioca? Relembre as vezes que o Flamengo teve chances de alcançar o feito

Rubro-Negro tem a oportunidade de conquistar a marca inédita na história do clube

O Flamengo pode chegar a uma marca jamais atingida na história do clube, a de tetracampeão carioca. Para isso, tem que vencer o torneio novamente em nesta semana, nos jogos contra o Fluminense. Ao longo dos anos, o Rubro-Negro já teve cinco oportunidades de conseguir o feito, mas sempre bateu na trave. Confira os anos em que o Mais Querido teve chances de se sagrar tetracampeão, mas não conseguiu.

Siga o Diário do Fla no Twiiter

1945
O primeiro tricampeonato da história do Flamengo aconteceu na década de 40, nos anos de 1942, 43 e 44, com grandes nomes da história do clube, como o técnico Flávio Costa e craques como Zizinho, Domingos da Guia, Biguá, Bria e Augustín Valido. Em 1945, quando teve a oportunidade de conquistar o tetracampeonato, não conseguiu repetir as brilhantes campanhas dos três anos anteriores e terminou o torneio na quarta colocação, com 25 pontos: 11 vitórias, três empates e quatro derrotas em 18 jogos. A competição foi dividida em dois turnos, onde o Vasco se sagrou campeão invicto e com uma rodada de antecedência. Botafogo e América ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Time do Fla tricampeão carioca da década de 40

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

1956
Na segunda chance de conquistar o tetracampeonato do Campeonato Carioca, a situação foi similar a do ano de 1945. Após o tri entre 1953 e 1955, o Rubro-Negro não fez um exímio estadual em 1956, e novamente terminou na quarta colocação, com 31 pontos: 14 vitórias, três empates e cinco derrotas em 22 jogos. A equipe era formada pelo vitorioso comandante paraguaio Fleitas Solich e tinha grandes nomes como Evaristo, Esquerdinha, Zagallo e Dida. Novamente disputado em dois turnos, o Vasco se sagrou campeão com uma rodada de antecedência. Fluminense ficou na segunda colocação e Botafogo ocupou a terceira.

Elenco do Flamengo campeão carioca de 1953

Curta o Diário do Fla no Facebook

1980
Após a conquista do terceiro tricarioca, em 1978 e nos dois campeonatos de 1979, o Flamengo por pouco não consegue levantar o quarto troféu consecutivo do torneio. A equipe comandada por Cláudio Coutinho e com uma constelação de craques, como Junior, Andrade, Adílio, Zico e Tita, ficou por apenas um ponto de avançar à final do torneio. No primeiro turno, os dois melhores colocados da fase de grupos se classificavam para a decisão da Taça Coelho Netto. Fluminense e Vasco conquistaram as vagas, com 21 pontos cada, enquanto o Flamengo ficou logo atrás, com 19. Já no segundo turno, apenas um avançaria à final do Carioca, e o Vasco, com 15 pontos se classificou. O Rubro-Negro somou 14 e ficou de fora. Na decisão, o Tricolor bateu o Cruzmaltino e ficou com o título.

Elenco do Flamengo em 1980

2002
O quarto tricampeonato carioca do Flamengo veio de forma emocionante, com a histórica cobrança de falta de Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo, na final contra o Vasco, em 2001. No entanto, o ano seguinte foi conturbado, com duas mudanças de técnicos, e o Rubro-Negro encerrando a Taça Guanabara na lanterna, com apenas sete pontos. Na Taça Rio, o Fla também não teve bom desempenho e ficou na sétima colocação, com 14 pontos. A surpresa de 2002 foi o Americano, que venceu os dois turnos. Ainda houve uma terceira fase da competição, na qual o Flamengo também não foi bem e não avançou ao mata-mata da competição, ficando atrás do Friburguense na classificação. Naquele ano, Americano e Fluminense fizeram a final e o Tricolor foi campeão.

A equipe formada por grandes jogadores como Júlio César, Juan, Athirson, Felipe Melo e Petkovic também foi eliminada na fase de grupos da Libertadores, na lanterna do grupo, e ficou apenas na 18ª posição do Brasileirão daquele ano. A temporada também ficou marcada pelo impeachment de Edmundo dos Santos, presidente do Rubro-Negro em 2002.

Time do Fla tricampeão carioca em 2001

2010
Assim como em 1980, o Flamengo também bateu na trave para conquistar o tetracampeonato carioca em 2010. O Rubro-Negro conquistou o torneio entre 2007 e 2009, ano em que também foi campeão Brasileiro. Na Taça Guanabara, o Fla se classificou em primeiro do grupo, mas caiu na semifinal para o Botafogo, no Maracanã, por 2 a 1. Na Taça Rio, o Rubro-Negro também ficou com a primeira colocação, bateu o Vasco na semifinal e precisava da vitória na decisão para chegar à final do Carioca, mas foi derrotado novamente pelo Botafogo, que se sagrou campeão. Vagner Love terminou como artilheiro do torneio naquele ano, e o técnico Andrade foi demitido ao fim da competição.

Elenco do Flamengo em 2010