Sem concorrência: Brasileiros dominam competições Sul-Americanas e frustram vizinhos da América do Sul

Imprensa estrangeira lamenta o feito

Passado recente é muito favorável ao Fla, diz comentarista sobre final contra o Palmeiras
Foto: Marcelo Cortes / CRF

Pela primeira vez na história quatro clubes do mesmo país decidiram as finais dos torneios da Conmebol. Nesse sentindo, Flamengo e Palmeiras jogam a final da Libertadores, enquanto Red Bull Bragantino e Athletico-PR decidem a Sul-Americana. Como resultado, a imprensa estrangeira lamentou o atual cenário.

Os jornais argentinos e uruguaios foram os que mais repercutiram o feito brasileiro. Dessa forma, o principal diário argentino, o “Olé” publicou sobre o domínio e citou festa popular brasileira para descrever o momento. Pela primeira vez, desde 2006, a Argentina não chegou a ter um representante na semifinal dos torneios da Conmebol.

Siga Diário do Fla no Twitter 

“O carnaval se adiantou no Brasil… No país vizinho já podem ir celebrando antes do tempo: em 2021 os campeões da Copa Libertadores e da Sul-Americana serão brasileiros”, publicou o jornal.

“Ainda que nos últimos anos os clubes do Brasil tenham evidenciado mais do que nunca o poderio econômico e a diferença de investimentos, com contratações de várias estrelas do Velho Continente, nunca havia acontecido de ambos os torneios sul-americanos terem finalistas de um mesmo país”, completou o Olé”, completou o Olé

O jornal argentino “La Nácion”, levantou os dados em conquistas entre os clubes Sul-Americanos. Sendo assim, destaca-se que os argentinos ainda dominam o continente, entretanto a tendência é de mudança.

“Com o avanço dos cariocas e paulistas, o Brasil assegura seu 21º título e começa a se aproximar do topo, onde ainda estão os argentinos, com 25 conquistas. No entanto, esta vantagem parece ter vida curta”, publicou o “La Nácion”.

Siga Diário do Fla no Instagram 

Imprensa uruguaia

Pelo lado Uruguaio, o jornal El Observador abordou o poder financeiro e estrutural das equipes brasileiras. Além disso, o portal destaca, que caso o futebol nos outros países latinos não se modifique, o domínio dos clubes brasileiros se estenderá.

“Em um futebol em que as equipes brasileiras (as que mais arrecadam, as que mais contratam e as que melhor jogam) começam a tomar o controle quase exclusivo do continente, um aviso aos outros nove países incluindo a Argentina, que se não mudarem, definitivamente se tornarão coadjuvantes e os protagonistas só falarão português”, disse o Jornal.

Curta Diário do Fla no Facebook

As finais 

A decisão da Copa Sul-Americana acontece entre Athletico e Red Bull Bragantino, no dia 20 de novembro, no Estádio Centenário de Montevidéu. Por outro lado, no dia 27, Flamengo e Palmeiras decidem a copa Libertadores no mesmo palco.