Rodolfo Landim divide com outros 5 presidentes liderança por criação de nova liga

Mandatário rubro-negro leu a carta dos clubes para a CBF em reunião

Criação da Liga está na corda bamba após crise entre Flamengo e clubes da Série A
(Foto: Divulgação/Marcelo Cortes/Flamengo)

Os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro se uniram para começar a planejar a criação de uma nova liga para o lugar do Brasileirão, sem o comando total da CBF. Ao todo, 19 dos 20 clubes da Série A já assinaram uma carta a favor da mudança. O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, é um dos seis mandatários que lideram o movimento, de acordo com informações da ESPN Brasil.

Nesta terça-feira, uma reunião na sede da CBF aconteceu, em que os dirigentes dos clubes apresentaram os planos para a Confederação. Segundo a emissora, foi o presidente do Flamengo o responsável pela leitura da carta assinada, com os detalhes da ideia. O mandatário também assumiu a palavra em outros momentos da reunião, em nome dos clubes.

Ao lado de Landim, o outro presidente mais ativo foi o do Athletico-PR, Mario Celso Petraglia. Os outros quatro que lideraram e representaram os clubes na reunião foram Maurício Galiotte, do Palmeiras, Romildo Bolzan, do Grêmio, Guilherme Bellintani, do Bahia, e Alencar da Silveira Júnior, do América-MG.

Vale destacar que os clubes se reuniram de forma sigilosa desde a última semana pelo WhatsApp e ligações telefônicas. O objetivo era apresentar a carta assinada e ir direto para a CBF “de surpresa”, sem deixar a Confederação ter tempo de fazer movimentos contrários.

A ideia do movimento é ter a CBF como uma parceira na organização da futura liga, mas sem ser totalmente dependente da Confederação. Além disso, os clubes querem diminuir o peso das federações nas eleições da instituição e ter mais representatividade.