Renato Gaúcho deve adaptar o Flamengo ao contexto, segundo colunista do UOL

O ex-treinador do Grêmio fez a sua estreia pelo Flamengo logo numa partida de oitavas de final da Libertadores.

Rivaldo cita semelhanças entre Renato Gaúcho e Jorge Jesus
Renato Gaúcho à beira do gramado em sua primeira partida pelo Flamengo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

Renato Gaúcho começou a sua passagem como treinador do Flamengo com uma importante vitória. Isso, porque a equipe abriu uma vantagem para uma possível classificação para as quartas de final da Libertadores com o placar de 1 a 0, sobre a equipe argentina Defensa y Justicia. Porém, a atuação do rubro-negro na partida recebeu várias críticas por parte da imprensa.

A partir desse tema, André Rocha, colunista do UOL Esporte, refletiu sobre o modo de trabalho de Renato nos seus times. De acordo com André, o treinador é uma espécie de “camaleão”. Ou seja, ele assume um determinado time e ajusta o seu modo de jogar a partir do contexto. Dessa forma, o colunista acredita que essa foi a solução adotada por Renato para a partida de ontem (14) em Buenos Aires.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Para isso, André Rocha relembra quando Gaúcho chegou ao Grêmio, após o trabalho de Roger Machado (atual técnico do Fluminense). “Aparou as arestas, agregou com o carisma de ídolo máximo do clube e arrancou para grandes conquistas”, escreveu o colunista. Ele ainda afirma que o time de Roger “tinha padrão, mas falhava nos detalhes”.

De fato, Renato conquistou logo em sua primeira temporada a frente do time de Porto Alegre a Copa do Brasil e, no ano seguinte, a Libertadores. Mas depois disso, seu trabalho ficou marcado por conquistas de Estaduais e da Recopa Sul-Americana (2018). Além da derrota na final da Copa do Brasil (2020) e a eliminação precoce na Libertadores, que levou à sua demissão do Grêmio.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

O Flamengo diante do Defensa y Justicia

Sobre a partida contra o Defensa y Justicia em si, André lembrou que o Flamengo teve apenas 45% de posse de bola. Um dado contraditório em relação à equipe comandada por Rogério Ceni, que costumava liderar nesse quesito. Ainda mais, esses 45% representaram apenas 5 finalizações a gol em todo o jogo. De qualquer modo, Renato reforçou a importância da vitória, embora tenha feito um jogo ruim.

André Rocha também pontua a “falta de efetividade” do time de Sebastián Beccacece. Os argentinos tiveram a maior posse de bola e o controle de boa parte do jogo, mas não conseguiu transformar isso em gols. Confira a nossa Análise Tática do confronto. Vale a pena ressaltar a grande atuação do goleiro Diego Alves, destaque da partida.

Portanto, aos poucos Renato Gaúcho deve realizar os seus ajustes na equipe rubro-negra, seguindo sua característica de “adaptação ao contexto”. O Flamengo volta a enfrentar o Defensa y Justicia na quarta-feira (21), às 21:30h, no Maracanã.

Curta o Diário do Fla no Facebook