Relembre como foi a decisão entre Flamengo e Athletico-PR na Copa do Brasil em 2013

Mais Querido conquistou o seu terceiro título de Copa do Brasil no Maracanã após vencer por 2 a 0 com gols de Elias e Hernane

Relembre como foi a decisão entre Flamengo e Athletico-PR na Copa do Brasil em 2013.
Elias comemora gol pelo Flamengo na final da Copa do Brasil 2013, contra o Atlético-PR. Foto: Reprodução/Internet.

A Copa do Brasil 2021 aproxima-se do fim. Nesta quarta-feira, terá início a disputa das semifinais da competição entre Athletico-PR e Flamengo. O jogo de ida será na Arena da Baixada e o jogo da volta, na semana que vem, será no Maracanã. No entanto, os dois clubes são velhos conhecidos na competição. Inclusive, protagonizaram a decisão em 2013. Dessa forma, esta matéria terá como propósito relembrar os dois jogos da final da edição de 2013, quando o rubro-negro carioca alcançou o terceiro título da competição.

Na atual edição, o Flamengo realiza uma ótima campanha. Isso porque, o Mais Querido já deixou para trás adversários como Coritiba (Terceira Fase), ABC-RN (Oitavas de Final) e Grêmio (Quartas de Final). Ao todo, foram seis jogos da equipe carioca, dos quais venceu os seis, marcou 16 gols e ainda não sofreu nenhum. Ou seja, marcas impressionantes.

Por outro lado, o Athletico-PR também teve o seu destaque na competição. Na Terceira Fase da Copa do Brasil, a equipe do Paraná eliminou o Avaí após um empate em 1 a 1 e uma vitória por 1 a 0. Na sequência, realizou dois jogos difíceis contra o Atlético-GO pelas oitavas de final e eliminou o Santos nas quartas de final. No total, foram seis jogos: quatro vitórias, dois empates, oito gols marcados e quatro sofridos.

Mas, o Athletico-PR é uma equipe experiente no que diz respeito à Copa do Brasil. Após este breve retrospecto dos clubes na atual edição, relembre como foi a decisão entre os dois no ano de 2013.

Siga Diário do Fla no Instagram

Flamengo e Atlético-PR (1º Jogo)

Num momento em que o rubro-negro do Paraná ainda nem tinha o “h” no nome, ele e o Flamengo realizaram uma das finais mais marcantes na história da Copa do Brasil. Era a primeira vez do Atlético-PR na final da competição, enquanto que o Mais Querido chegava à sexta participação na etapa, com dois títulos até então (1990 e 2006).

Porém, o Flamengo não era uma equipe com tanta aprovação assim. Naquela temporada de 2013, o clube enfrentou uma série de dificuldades. Apesar da conquista do Campeonato Carioca, o Mais Querido encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro em 16º lugar, por exemplo. Além disso, passou por uma série de troca de treinadores: Dorival Júnior, Jorginho, Mano Menezes e Jaime de Almeida. No entanto, pela Copa do Brasil, o clube enfrentou os seguintes adversários antes da final:

  • 1ª Fase: Remo (duas vitórias: 1 a 0 e 3 a 0)
  • 2ª Fase: Campinense (duas vitórias por 2 a 1)
  • 3ª Fase: ASA (duas vitórias: 2 a 0 e 2 a 1)
  • Oitavas de Final: Cruzeiro (perdeu por 2 a 1 e venceu por 1 a 0; classificação pelo gol fora de casa)
  • Quartas de Final: Botafogo (empatou em 1 a 1 e venceu por 4 a 0)
  • Semifinal: Goiás (duas vitórias por 2 a 1)

Com isso, o Mais Querido chegou à final como o time com o maior número de vitórias numa mesma edição de Copa do Brasil: 10. Mas o então chamado Atlético-PR também chegou à decisão com bons resultados. Assim, eliminou o Brasil de Pelotas, o América de Natal, o Paysandu, o Palmeiras, o Internacional e o Grêmio.

Enfim, a primeira partida aconteceu no Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, em Curitiba, no dia 20 de novembro de 2013. Cerca de 15.400 torcedores estavam presentes. Abaixo, confira a escalação das duas equipes:

Atlético-PR: Weverton, Juninho, Manoel, Luiz Alberto, Pedro Botelho, Deivid, Zezinho, Paulo Baier (C), Marcelo Cirino, Éderson e Éverton. Técnico: Vágner Mancini.

Flamengo: Felipe, Léo Moura (C), Chicão, Wallace, André Santos, Amaral, Elias, Carlos Eduardo, Luiz Antônio, Hernane, Paulinho. Técnico: Jaime de Almeida.

Arbitragem: Paulo César de Oliveira.

A partida foi bastante equilibrada. Isso fica evidente ao se observar, por exemplo, a posse de bola (53% para o Flamengo e 47% para o Atlético-PR) ou o número de finalizações: 9 para o mandante e 8 para o visitante. Assim, o jogo de ida terminou em 1 a 1, com gols de Marcelo Cirino, aos 18 minutos do primeiro tempo, para o Atlético e Amaral para o Mais Querido, aos 30 minutos também da primeira etapa. Este último foi um belo e forte chute de fora da área após um passe de Chicão. Foi o primeiro gol do camisa 40 da Gávea com o Manto Sagrado.

Siga Diário do Fla no Twitter

A Decisão no Maracanã (2º Jogo)

No dia 27 de novembro de 2013, Flamengo e Atlético-PR realizaram a decisão da Copa do Brasil num Maracanã com quase 69 mil torcedores. Mais uma disputa equilibrada na posse de bola: 52% para o mandante e 48% para o visitante. Porém, com um domínio do rubro-negro carioca no quesito das finalizações certas: 7 a 1. Dessa forma, confira as escalações das duas equipes:

Flamengo: Felipe, Léo Moura (C), Wallace, Samir, André Santos, Amaral, Elias, Carlos Eduardo, Luiz Antônio, Hernane, Paulinho. Técnico: Jaime de Almeida.

Atlético-PR: Weverton, Juninho, Manoel, Luiz Alberto, Pedro Botelho, Deivid, Zezinho, Paulo Baier (C), Felipe, Marcelo, Éderson. Técnico: Vágner Mancini.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden.

Até os 87 minutos de jogo, todos começavam a acreditar na possibilidade de uma disputa de pênaltis. Mas, foi nesse momento que Elias realizou um desarme no meio de campo e tocou a bola para Paulinho. Este tentou uma assistência para Hernane, que não conseguiu vencer o goleiro Weverton. Dessa forma, o camisa 9 ficou com a sobra e lançou novamente para Paulinho, que fez um belo giro para cima da zaga do Atlético-PR e tocou a bola para Elias, que à essa altura, já estava pisando na pequena área. Com esse gol, Elias chegou à marca de 5 gols na competição e foi o vice-artilheiro do Flamengo.

Mas não parou por aí. Isso porque, aos 94 minutos chegou a vez do artilheiro da Copa do Brasil deixar o gol dele. A jogada começou na esquerda com um passe de Amaral para Luiz Antônio. O camisa 15 fez um lindo drible para cima do lateral-esquerdo, Pedro Botelho, e deu a assistência para Hernane Brocador, que dominou, girou e finalizou. Com isso, o camisa 9 do Mais Querido chegou ao 8º gol na competição. Flamengo tricampeão da Copa do Brasil.

Anos depois, os dois clubes se reencontraram em 2019. No entanto, desta vez, o Athletico-PR saiu do Maracanã vitorioso e eliminou o Flamengo de Jorge Jesus nas quartas de final. O clube paranaense viria a ser campeão naquele ano. Além disso, em 2020, o Mais Querido eliminou o adversário nas oitavas de final. Agora, voltam a se enfrentar em 2021. Qual será o fim deste confronto? Vale lembrar que o vencedor poderá enfrentar o Atlético-MG ou Fortaleza na grande final.

Curta Diário do Fla no Facebook