Regra da Fifa pode inviabilizar investida do Flamengo para ter convocados

Rubro-Negro quer contar com quarteto uruguaio para a partida contra o Grêmio

(Foto: Reprodução/Uruguay)

O Flamengo busca ter o quarteto uruguaio composto por Arrascaeta, De la Cruz, Varela e Viña, além do chileno Erick Pulgar, para a partida contra o Grêmio. Todos os atletas citados estão convocados para as respectivas seleções. Contudo, uma regra do Regulamento sobre Status e Transferência de Jogadores (RSTP) da Fifa pode atrapalhar os planos.

Determinado cenário existe porque o artigo 7 do regulamento fala sobre “Liberação de Jogadores para Times da Associação” e indica que:

“Para uma competição final no sentido dos parágrafos 2 e 3 acima (nota da redação: o parágrafo 2 trata da obrigação dos clubes em liberar seus jogadores nas Datas Fifa enquanto o 3 aborda o calendário da entidade), os jogadores devem ser liberados e iniciar a viagem para suas equipes nacionais o mais tardar na manhã de segunda-feira da semana anterior à semana em que a competição relevante começa e devem ser liberados pela associação na manhã do dia seguinte à última partida de seu time no torneio”.

O artigo, dá às seleções o direito de estender o período da Data Fifa por conta da preparação para a Copa América. Vale lembrar, que o Uruguai joga contra o México nesta quarta-feira, enquanto o Chile enfrenta o Paraguai na próxima terça-feira. Ambos as partidas acontecem às vésperas do torneio, o que pode inviabilizar a ação do Mais Querido.

Assim, a única forma do Flamengo ter os convocados para a partida contra o Grêmio, que acontece na próxima quinta-feira (13), às 20h, pelo Brasileiro, no Maracanã, é em um acordo com as federações. Porém, tanto Chile quanto Uruguai negaram liberar os atletas.