Futuro incerto: Saiba possíveis desfechos do julgamento de Gabigol no CAS

Atacante viaja nesta quarta-feira para a Suíça para participar de audiência sobre tentativa de fraude no exame antidoping

Foto: Reprodução/Twitter

Gabigol está próximo de saber qual será a decisão final sobre a polêmica condenação da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) por fraude no exame antidoping. Após conquistar efeito suspensivo há um pouco mais de um mês, o atacante voltou à Corte Arbitral do Esporte (CAS) em busca de comprovar a inocência sobre o caso.

O jogador embarca para a Suíça nesta quarta-feira onde participará do julgamento em Lausanne. A audiência está marcada para acontecer nesta sexta-feira com horário ainda impreciso. Ao que tudo indica, a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) participará por videoconferência, já que a ida para a Suíça não é obrigatória.

No julgamento, o atleta será ouvido pelo júri ao lado de testemunhas, sendo uma delas o gerente de saúde e alto rendimento do Flamengo, Márcio Tannure. O doutor esteve presente no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, o qual teria acontecido a possível fraude.

Possíveis desfechos 

Primeiramente, vale apontar que o resultado definitivo pode não sair na sexta-feira. Assim como o efeito suspensivo, a decisão final pode ser divulgada após algumas semanas. As partes serão notificadas de forma oficial pela secretaria do tribunal.

Contudo, o que se pode afirmar é que existem apenas dois possíveis desfechos para o julgamento do CAS. O primeiro cenário é Gabigol ser absolvido pelo tribunal, já o segundo é o atleta ser condenado a cumprir a pena até abril de 2025, conforme a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).

Desta forma, conforme apurou o site “Ge”, a pena do atacante não pode aumentar. Vale destacar que a pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT do clube.

Futuro no Flamengo

O Flamengo encara o resultado do julgamento no CAS como crucial para o futuro de Gabigol no clube. Vale lembrar, que o atacante vive últimos meses de contrato com o Rubro-Negro. O atual vínculo do atlata se encerra no fim da atual temporada. Até o momento, as negociações estão travadas.