Na noite da última quinta-feira, o Flamengo apresentou o projeto de internacionalização da marca do clube na Europa. Sob o comando de Rodrigo Tostes, vice-presidente de finanças do clube, o projeto recebeu elogios e foi bem avaliado pelo Conselho de Administração. De acordo com o site GE, uma das metas é fazer com que o Tondela, clube português que será controlado pelo Flamengo, conquiste uma vaga na Champions League em até 8 anos.
Por mais que a decisão do Mais Querido tenha sido o Tondela, Rodrigo Tostes revelou que conversou com cinco clubes em Portugal. Além disso, o projeto prevê metas para a conquista de vagas em competições além da Champions League. Dessa forma, a previsão para a Conference League é de até 2 anos e para a Liga Europa, até 3 anos.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Ainda mais, outro ponto importante do projeto diz respeito à renegociação de direitos televisivos. Isso porque o contrato atual da Liga Portuguesa chegará ao fim em 2027/2028. Com isso, o Flamengo enxerga uma oportunidade para ampliar a receita conforme o projeto avance.
Em relação à possibilidade de utilizar o Tondela como vitrine para jogadores, Rodrigo Tostes apresentou como proposta trabalhar com os atletas da base sem espaço no elenco profissional do Flamengo. Dessa forma, esses jogadores seriam emprestados para o novo time.
Siga o Diário do Fla no Twitter
Um pouco mais sobre o projeto Tondela Flamengo
Conforme divulgado anteriormente, o Flamengo não terá nenhum custo dentro do projeto e será um dos acionistas da empresa responsável por controlar o clube português, que passará a se chamar Tondela Flamengo. Além disso, a diretoria rubro-negra prevê um aumento em seu patrimônio de até R$ 150 milhões.
Mas o próximo passo do Flamengo é fechar uma parceria com um banco a fim de captar investidores. Com isso, o Mais Querido já iniciou um contato com o banco BTG Pactual. De acordo com investidores, a ideia é levantar o valor de 50 milhões de euros (cerca de R$ 307 milhões). Segundo a matéria do GE, a função do banco é aprovar o plano de negócios e entrar em contato com outros possíveis investidores.