Projeto do Flamengo de ter ‘clube filial’ na Europa está longe de ser fechado

Tondella foi uma das equipes procuradas pela diretoria do Mais Querido

Projeto do Flamengo de ter 'clube filial' na Europa está longe de ser fechado
Rodrigo Tostes, Vice-Presidente de Finanças do Flamengo. Foto: Reprodução/Internet.

Flamengo pretende fazer um grande investimento e expansão da marca internacionalmente. Dirigentes do clube estão negociando a aquisição de um clube de Portugal por meio de dinheiro de investidores, mas há um receio de cartolas que não sabem se seria uma boa ideia para o Mais Querido.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Um dos clubes que a diretoria conversou foi o Clube Desportivo Tondela, da primeira divisão portuguesa. Segundo o portal “UOL”, a ideia é montar uma holding no exterior para adquirir clubes que o Flamengo possa ter participação. O projeto está sendo estruturado pela empresa “Win The Game”. O presidente do Tondela deu uma declaração dizendo que foi procurado por vários clubes com essa intenção, mas não citou nomes das equipes.

“Não há nada assinado ou acertado, é o que posso dizer. Feliz ou infelizmente, há muito interesse de clubes e entidades estrangeiras em investir no futebol português, mas como disse, não há nada assinado da nossa parte, com ninguém. Procuramos adotar sempre a mesma postura em relação a um jogador, um treinador ou o que quer se seja. Quando estiver algo finalizado, comunicaremos”, disse.

Siga o Diário do Fla no Instagram

O projeto funcionaria da seguinte forma: o Flamengo associa sua marca ao clube português. A estimativa é que o Mengão possa ter um percentual de 20% a 30% do clube europeu, mas não haveria investimento financeiro por parte do Fla, mas alguns membros da diretoria ainda estão com o pé atrás e questionam como o Flamengo seria “dono” de algo sem investir financeiramente. Além disso, há uma preocupação com o uso da marca Rubro-Negra.

O objetivo do projeto é gerar receitas em euro através dos direitos de televisão, venda de jogadores e marketing. Também existe a ideia de levar para o clube português jogadores da base rubro-negra que não fossem aproveitados no profissional. A ideia é fazer mercado com esses atletas na Europa. O Flamengo também não tem a intenção de transformar o clube europeu em uma filial rubro-negra. O clube manteria suas cores, características, seria algo parecido com o que faz o Manchester City, mas pode ser que seja criada uma terceira camisa com as cores do Flamengo.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Até agora é só uma projeto que está na mesa e que, segundo o portal “UOL”, ainda tem muitos passos para serem dados e está longe de ser concretizado. O que ainda não se sabe é se a aprovação do projeto seria do Conselho Deliberativo do Flamengo ou se será restrito a esferas como o Conselho Diretor.