Pela glória eterna e hegemonia, Flamengo decide Libertadores contra o Palmeiras

Rubro-negro vai em busca do 10º título da Era Landim

Pela glória eterna e hegemonia, Flamengo decide Libertadores contra o Palmeiras
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Em busca da glória eterna chegou o aguardado 27 de novembro. Flamengo e Palmeiras finalmente decidem a 62ª edição da Taça Libertadores da América neste sábado às 17h no lendário estádio Centenário, em Montevidéu (URU). Esta é a terceira vez que duas equipes brasileiras decidem o torneio, a segunda seguida. Mas de longe é a final de maior repercussão envolvendo clubes nacionais.

O Flamengo chega à decisão em busca de seu terceiro título no principal torneio de futebol do continente. Se conseguir a taça, vai se igualar a Santos, Grêmio e São Paulo como clube brasileiro com o maior número de conquistas da Libertadores. Seria também a 10ª conquista da gestão do presidente Rodolfo Landim, eleito no fim de 2018 para implementar o projeto de hegemonia rubro-negra no continente.

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

Para alcançar a glória eterna, o Flamengo conseguiu sucesso no projeto do seu departamento de saúde de contar com os 11 titulares ideais de Renato Gaúcho para o jogo mais importante da temporada. Arrascaeta e Bruno Henrique, os únicos que ainda inspiravam maiores cuidados, treinaram normalmente nesta sexta-feira e com isso o Flamengo vai com tudo que tem de melhor para o jogo. O atacante Pedro também está confirmado e fica no banco de reservas como opção.

Flamengo e Palmeiras têm dominado o futebol brasileiro nas últimas temporadas. Desde 2015 ambos conquistaram 11 títulos somados sem contar estaduais. O Verdão levou o Campeonato Brasileiro em 2016 e 2018, a Libertadores em 2020 e a Copa do Brasil em 2015 e 2020. O Flamengo conquistou o Brasileiro em 2019 e 2020, a Libertadores em 2019, a Recopa Sul-Americana em 2020 e a Supercopa do Brasil em 2019 e 2020. O jogo aguardado há algumas temporadas no Brasil vai decidir uma Libertadores.

Fla treina com força máxima para decisão da Libertadores

Apesar de o Flamengo não perder um jogo para o Palmeiras há nove partidas, o equilíbrio é a marca deste duelo. Foram seis mata-matas na história até hoje, com três trunfos para o Flamengo (semifinal da Copa do Brasil 1997, final da Mercosul 1999 e final da Supercopa do Brasil 2021) e três para o Palmeiras (final da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1942, quartas da Copa do Brasil 1999 e semifinal da Copa dos Campeões de 2000). A vantagem é rubro-negra em decisões: 2 a 1.

Assim como o Fla, o Palmeiras se levar o título também se juntará a São Paulo, Santos e Grêmio no panteón dos maiores campeões de Libertadores do futebol nacional. O Verdão foi campeão em 1999 e 2020. O único desfalque certa da equipe de Abel Ferreira é o lateral-direito Marcos Rocha, que está suspenso e não tem condições de jogo. Mayke é o substituto imediato. Nas demais posições, o técnico português pode escalar aquilo que tem de melhor. Felipe Melo treinou normalmente no Uruguai e vai para o jogo. A principal dúvida na equipe alvi-verde é entre Danilo e Gustavo Scarpa.

As campanhas de Flamengo e Palmeiras credenciam as duas equipes ao título da Libertadores. O rubro-negro pode inclusive se tornar o primeiro clube na história da Libertadores a atingir 18 jogos de invencibilidade no torneio se não perder para o Palmeiras. Na atual edição o rubro-negro disputou 12 jogos, com nove vitórias, três empates, 32 gols marcados, 12 sofridos e um aproveitamento de 83% dos pontos disputados. O Palmeiras em 12 partidas, venceu oito, empatou três e perdeu uma. A equipe de Abel Ferreira marcou 27 gols, sofreu nove e obteve 75% de aproveitamento.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Flamengo

Copa Libertadores, Final

Centenário, Montevidéu (URU), 27/11/21, 17h

Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Danilo (Gustavo Scarpa), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Flamengo: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.

ARBITRAGEM

Juiz: Nestor Pitana (ARG)

Auxiliar 1: Juan Belati (ARG)

Auxiliar 2: Gabriel Chade (ARG)

VAR: Julio Bascuñan (CHI)

ONDE ASSISTIR

A decisão da Libertadores terá transmissão em rede nacional em TV aberta no SBT. Na TV a cabo a Fox Sports transmite com exclusividade. Ainda é possível acompanhar a partida na plataforma de streamig do grupo Disney, Star Plus. A bola rola às 17h deste sábado.