Olho no adversário! Defensa y Justicia perde destaque do time para o River Plate

Clube não terá mais Enzo Fernández, de 20 anos, que estava na equipe por empréstimo

O Flamengo enfrenta o Defensa y Justicia pelas oitavas de final da Libertadores. As partidas serão realizadas apenas nos dias 14 e 21 de julho, mas já é importante estar atento ao rival. Nesta quinta-feira (03/06), o rubro-negro teve uma boa notícia. Isso porque, Enzo Fernández, titular e um dos destaques do time argentino, está retornando ao River Plate e, com isso, não atua mais na equipe verde e dourada.

Enzo Fernández tem 20 anos e foi contratado pelo Defensa y Justicia por empréstimo em agosto do ano passado. Muito jovem – chegou com 19 anos – o meia começou como um reserva da equipe. Mas, assumiu a titularidade na temporada passada, no time comandado por Crespo, e se tornou peça importantíssima no título da Sul-Americana. O jogador foi um dos destaques da equipe na fase de grupos da atual Libertadores e, com isso, Marcelo Gallardo pediu o retorno dele ao River, antes do período determinado no contrato.

De acordo com informações do jornal “Olé”, da Argentina, o River deve compensar o Defensa y Justicia de alguma forma. O mais provável é que seja o empréstimo de algum jogador da base. O veículo ainda afirma que o jogador chega na equipe para ser um reforço imediato, já que Zuculini perdeu espaço e Leonardo Ponzio, de 39 anos, deve se aposentar em breve.

Como atua Enzo Fernández

Quando o Defensa y Justicia era comandado por Hernán Crespo, Enzo Fernández atuava como primeiro volante muito técnico, que qualificava a saída de bola. Na conquista da Sul-Americana, teve médias de 91% de acerto nos passes, sendo 35.5 por jogo, 83% nos 2.5 lançamentos e 81% nas 2.8 bolas longas que deu por partida. Ainda roubou duas bolas por confronto e marcou 1 gol.

Já com Beccacece, o jovem atuava como um 2º homem de meio de campo, pela esquerda, ou seja, mais adiantado do que com Crespo. Os números foram ainda melhores. Nas duas partidas do título da Recopa Sul-Americana, em cima do Palmeiras, o jogador deu 69 passes por partida (quase o dobro do que com o antigo treinador), com 89% de aproveitamento. Foram, também, 7 lançamentos certeiros (58% de acerto) e 5.5 bolas longas (55%), além de 2,5 desarmes e 1,5 interceptações por partida.

Na fase de grupos da Libertadores, foi um dos grandes destaques da equipe. Com ainda mais liberdade no ataque, atuou em 4 jogos e deu 2 assistências, além de 2,2 passes decisivos por jogo. Deu 49.3 passes por partida, com 83% de aproveitamento, 4.8 lançamentos certos (59%) e 5.5 bolas longas, com incríveis 67% de acerto.

Era um jogador fundamental da equipe comandada por Sebastián Beccacece e a tendência é que faça muita falta. O Flamengo agradece.