Mapa da mina: colunista aponta possíveis caminhos para Flamengo e Palmeiras vencerem a Libertadores

Equipes disputam o tricampeonato da competição da Conmebol

Mapa da mina: colunista aponta possíveis caminhos para Flamengo e Palmeiras vencerem a Libertadores.
Diego Alves em disputa contra o Palmeiras pela Supercopa do Brasil. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

Flamengo e Palmeiras vão disputar neste dia 27, no Estádio Centenário, em Montevidéu, a taça da Libertadores 2021. Apenas uma das duas equipes terá a oportunidade de entrar no seleto grupo de clubes brasileiros tricampeões da competição (São Paulo, Santos e Grêmio). Dessa forma, o colunista do “UOL”, Julio Gomes, publicou um texto, no qual analisa os possíveis caminhos para a vitória do Mais Querido ou do Verdão na grande decisão.

Siga Diário do Fla no Instagram

Mas, vale lembrar que, por ser uma final de partida única, a atenção dos atletas precisa ser ainda maior. Isso porque, qualquer erro, por menor que seja, pode custar caro. Primeiramente, Julio Gomes citou o setor esquerdo de ataque do Flamengo em oposição ao setor direito da defesa do Palmeiras. Assim, o colunista abordou a força rubro-negra pelo lado esquerdo com jogadores como Arrascaeta, Bruno Henrique e Michael. Por outro lado, o Palmeiras realiza testes pelo seu lado direito de defesa desde a semifinal da Libertadores contra o Atlético-MG. Isso porque, Marcos Rocha levou um cartão amarelo na ocasião e ficou de fora da final contra o Flamengo. Com isso, Abel Ferreira testou Gabriel Menino e Mayke na posição e, ao que tudo indica, este segundo jogador deve ser o titular.

Um segundo ponto de abordagem do colunista foi a pressão de meias e atacantes do Palmeiras aos portadores da bola. Julio Gomes sugere que a partida contará com o Flamengo com uma maior posse de bola, forte característica desta equipe. Ou seja, o Palmeiras deve entregar a bola para o adversário, pressionar a marcação e, consequentemente, tentar roubar essa bola para puxar um contra-ataque de velocidade.

Siga Diário do Fla no Twitter

Por fim, o colunista do “UOL” aponta para o fator da disputa por pênaltis. Com isso, ele ressalta que penalidades não são “loteria”. Há uma série de fatores, portanto, para que uma disputa seja decidida dessa maneira, tais como condicionamento físico, a forma como as duas equipes chegaram às penalidades, a torcida, entre outros. Assim, o autor da matéria aponta um leve favoritismo para Diego Alves.

“Já vimos Diego Alves e Weverton atuarem em dezenas e dezenas de cobranças de pênaltis. Os dois são muito bons, ainda que Diego leve uma vantagem aqui — tem fam mundial, após pegar cobranças de Messi, Cristiano Ronaldo e outros craques nos tempos de Espanha”, concluiu Julio Gomes.

Curta Diário do Fla no Facebook