Nesta sexta-feira (22), o Famalicão venceu o Arouca por 1 a 0, com um gol de Otávio, pela sexta rodada do Campeonato Português. O zagueiro, que é cria do Flamengo, marcou aos 28 minutos da primeira etapa com uma bela cabeçada, subindo mais alto que os adversários, após um escanteio. A partida foi repleta de emoções, com dois expulsos (um para cada lado) e dois pênaltis perdidos pela equipe derrotada.
O desempenho de Otávio não se limitou ao gol da vitória. O zagueiro, de apenas 21 anos, teve uma atuação sólida, com 79% de passes certos (34/43), 65% de passes longos completos (11/17), 59 toques na bola, apenas uma falta cometida e desarmes.
Este gol marcado por Otávio foi o seu primeiro como jogador profissional. Antes de sua passagem pelo Famalicão, ele teve empréstimos para o Sampaio Corrêa, mas não conseguiu balançar as redes em suas curtas passagens por esses clubes.
O zagueiro, que se destacou nas categorias de base do Flamengo, teve uma oportunidade no time principal em 2020, quando parte do elenco estava com Covid-19. Na ocasião, ele teve uma boa atuação no empate contra o Palmeiras, mas não teve muitas chances subsequentes no clube carioca.
Após seu empréstimo ao Sampaio Corrêa, o Flamengo optou por emprestar Otávio novamente, desta vez para o Famalicão, de Portugal, em janeiro. Suas boas atuações levaram o clube português a acionar a cláusula de compra por 500 mil euros (R$ 2,6 milhões) por 80% dos direitos econômicos do jogador. Otávio agora continua a sua trajetória no futebol europeu, demonstrando seu potencial como zagueiro.