O atacante Gabigol, em pré-temporada com o Flamengo, contratou recentemente o advogado Bichara Neto, que defendeu Paolo Guerrero na suspensão por doping nos tribunais da Fifa em 2017. Gabigol foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem por tentativa de fraude em exame de controle de doping realizado no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo.
A denúncia foi apresentada no dia 21 de dezembro de 2023, e o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) está em recesso até o dia 20 de janeiro de 2024. A defesa do jogador está avaliando se utilizará o prazo extenso entre o fato e a denúncia a favor de Gabigol.
Os representantes de defesa de Gabigol terão cinco dias para recorrer a partir da citação do jogador, o que deve ocorrer na volta do recesso do tribunal. Nesse momento, será indicado um relator para o caso, e o julgamento no TJD-AD será marcado. Gabigol não corre risco de suspensão preventiva.
O jogador do Flamengo responderá por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Em caso de condenação, o código prevê suspensão de até quatro anos.
Gabigol é acusado de dificultar a realização do exame desde a chegada dos oficiais responsáveis pela coleta ao Ninho do Urubu. À exceção de Gabigol, os demais jogadores do Flamengo realizaram o exame antes do treino das 10h.
O jogador e seus representantes negam qualquer tentativa de fraude, afirmando que o exame foi realizado e teve resultado negativo. Gabigol publicou em suas redes sociais agradecimentos pelo apoio e afirmou que notícias falsas têm circulado sobre ele. Seus empresários também emitiram um comunicado reiterando que o exame foi feito corretamente e que não houve tentativa de fraude.