Nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ) absolveu o Fluminense das acusações de racismo contra Gabi, o jogador sofreu injúria racial no Fla-Flu durante a sua saída de campo para o intervalo. A decisão foi unanime, onde cinco juízes votaram à favor do Fluminense.
Não bastasse esse absurdo, o Flamengo ainda foi punido no valor de R$ 20 mil por cantos homofóbicos direcionados à torcida tricolor neste mesmo clássico. A decisão também foi por unanimidade.
O youtuber ‘Paparazzo Rubro-Negro’, usou o seu Twitter para publicar um vídeo da torcida do Vasco no clássico do último domingo, cantando uma música atacando o Flamengo, com xingamentos homofóbicos.
“Flamengo punido por gritos homofóbicos. Domingo passado, muita gente postou que a torcida do Vasco entoou gritos homofóbicos, chamando de time de ‘put*, viad* e ladr**’, mas o TJD do Rio de Janeiro fica de olhos vendados. Fluminense absolvido de gritos racistas e Flamengo punido!”, escreveu o youtuber.
O VP jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches foi marcado na publicação do youtuber, e prontamente respondeu dizendo que o clube já está tomando suas medidas contra a decisão do TJD.
“Gabriel, o Flamengo comunicou agora a presidente do tribunal acerca dessa ofensa que você encaminhou. O Flamengo vai recorrer porque o julgamento não considerou questões importantes. Entendemos que não foi certo”.
A decisão do TJD chamou atenção pelo fato de o Flamengo ter anexado laudo e vídeos, onde mostram claramente os xingamentos racistas recebidos pelo atacante Gabi no clássico entre Flamengo e Fluminense, pela Taça Guanabara.
Veja abaixo os tweets do youtuber ‘Paparazzo Rubro-Negro’ e Rodrigo Dunshee:
#Flamengo punido por gritos homofóbicos. Domingo passado, muita gente postou que a torcida do #Vasco entoou gritos homofóbicos, chamando de time de “puta, viado e ladrão”, mas o #TJD do Rio de Janeiro fica de olhos vendados. Fluminense absolvido de gritos racistas e Fla punido! pic.twitter.com/jtmNzCWfUB
— Paparazzo Rubro-Negro (@PaparazzoRN) March 9, 2022
Gabriel, o Flamengo comunicou agora a presidente do tribunal acerca dessa ofensa q você encaminhou. O Flamengo vai recorrer porque o julgamento não considerou questões importantes. Entendemos que não foi correto.
— Rodrigo Dunshee de Abranches (@roddunshee) March 9, 2022