Há duas semanas antes da final da Libertadores, a equipe do Flamengo não vivia um bom momento e pressão era muito forte em cima do elenco. Com partidas abaixo e muitas cobranças do seu torcedor, o Mais Querido via o seu adversário viver situação completamente diferente. Mas em alguns dias o cenário mudou completamente. No programa ‘ESPN FC’, o comentarista Zinho falou sobre o momento do Fla;
“A estratégia dos times foi montada para os dias que antecederam a final, na verdade o caso do Flamengo nem vejo como estratégia, o Renta precisava recuperar seus jogadores para jogar e recuperar principalmente a forma física de todos, os jogadores que ficavam à disposição sabiam que poderiam entrar e dar conta do recado. Os principais atletas do Flamengo precisam ter ritmo, não para começar a final mas para estar em condições de jogo”, disse o comentarista Zinho.
O pentacampeão afirmou dizendo que os resultados recentes deram moral “Depois das vitórias, o grupo está mais confiante, a moral que o Renato está dando e o modelo de jogo mantido fez isso acontecer. No Maracanã o time venceu o Corinthians, no jogo seguinte em grande partida, o time venceu o Inter fora e jogando muito bem”.
Por fim, Zinho afirmou que o time recuperou a moral “O Flamengo ganhou moral e tirou a pressão que estava em cima, pressão essa que estava em cima do Renato. Os jogadores não tiveram cobranças como a do treinador. Os críticos tem que colocar na balança que contra o Corinthians o time amassou o adversário com um time considerado alternativo. Ganhar do Internacional no Beira-Rio é complicado, esses feitos deixam o ambiente melhor até para a volta da decisão”.