Flamengo é um dos clubes mais transparentes do Brasil

Ranking leva em consideração as boas práticas dos times

Flamengo é um dos clubes mais transparentes do Brasil
Foto: Alexandre VIdal

O Flamengo está entre os clubes mais transparentes do futebol brasileiro com relação às finanças. É o que aponta a lista elaborada pelo Globo Esporte. Foram utilizadas como base as demonstrações financeiras de 2020-2021. O ranking considerou 60 clubes que englobam os times do Campeonato Brasileiro, da Série B e da Série C.

A lista que considera a transparência e confiabilidade dos números apresentados pelos clubes, coloca o Mais Querido na quinta colocação. À frente estão: Internacional, Bahia , Grêmio e Fortaleza. Cabe ressaltar que não são considerados como critério de pontuação a situação financeira atual dos times. 

O levantamento ressaltou que o Flamengo é o único clube brasileiro com uma auditoria externa feita por uma Big Four. A nomenclatura é utilizada para designar as quatros maiores empresas de auditoria do mundo. 

“A qualidade do serviço prestado pela EY, auditoria externa contratada pelo Flamengo, único clube no país a ser auditado por uma Big Four, é provavelmente melhor do que o serviço prestado por um contador contratado na condição de pessoa física. A credibilidade que a marca da EY empresta também é muito maior do que a de um indivíduo.”, disse o responsável pelo levantamento. 

Flamengo reduz o orçamento do Futebol na pandemia:

Depois de um 2019 com recorde de receita (R$950 milhões), a cúpula rubro-negra se viu obrigada a adequar o orçamento diante do avanço do Covid-19 no Brasil. Desde o início da pandemia, o Mais Querido calcula que deixou de arrecadar R$110 milhões devido, principalmente a ausência da receita dos sócios-torcedores e da bilheteria.