Flamengo conquista tricampeonato Carioca com 3 técnicos diferentes. Relembre os trabalhos!

Confira a análise dos últimos treinadores campeões estaduais pelo Mais Querido

3 anos, 3 treinadores, 3 títulos. Esse é o Flamengo no tricampeonato Carioca recém conquistado. Abel Braga venceu em 2019, Jorge Jesus em 2020 e, agora, em 2021, Rogério Ceni – que pese também a participação de Maurício Souza com o time alternativo. Foram metodologias diferentes em cada ano, mas que resultaram na conquista da competição.

Abel Braga atuava de forma mais reativa. A formação era um 4-2-3-1, que variava para o 4-1-4-1, com um volante de marcação e Willian Arão como segundo homem, que muitas vezes avançava. Diego era o titular de meia-armador, com Arrascaeta no banco. Time buscava muito a ligação direta, explorando a velocidade de Bruno Henrique, e bolas na área. Ao todo, foram 17 jogos, com 12 vitórias, 4 empates, 1 derrota, 36 gols marcados (2,1 por jogo) e 14 sofridos (0,8 por partida). Perdeu a Taça Guanabara e conquistou a Taça Rio.

Com Jorge Jesus, o modelo foi totalmente diferente do antecessor. O português trabalhava em bloco, com o time tentando ficar inteiro no campo de ataque. A formação base era um 4-4-2, mas que alternava muito. O primeiro volante não era apenas um “cão de guarda”, mas sim Willian Arão, que é muito mais técnico. Ele recuava entre os zagueiros na saída de bola e os laterais jogavam bem avançados, com Rafinha como um ala pela direita e Filipe Luís construindo muitas vezes por dentro, na esquerda. Ele terminou o Campeonato com 12 vitórias, 1 empate, nenhuma derrota, 30 Gols marcados (2,30 por partida) e 8 sofridos (0,6), sendo a melhor defesa, mesmo com estilo ofensivo. Venceu a Taça Guanabara e perdeu a Taça Rio nos pênaltis.

Rogério Ceni, por sua vez, se assemelha mais de Jorge Jesus do que Abel. É um jogo ofensivo, que gosta de ter a posse e também tem como base o 4-4-2, variando o esquema. Assim como o português, Ceni também faz a saída de bola com 3 jogadores. Mas, a grande diferença está justamente nela. O atual treinador transformou Arão em zagueiro e Diego de primeiro volante. Porém, não é o camisa 10 que recua entre os defensores, sim o Filipe Luís. Assim, o time fica com mais jogadores no meio e Gerson adianta, ficando muitas vezes na mesma linha que Arrascaeta e Everton Ribeiro. Isla atua na ala-direita, mas não tem o lateral-esquerdo construindo no setor ofensivo. No total, 9 jogos, com 6 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 24 gols marcados (2,66 por jogo) e 10 sofridos (1,11 por jogo). Com isso, foi o treinador com melhor ataque e pior defesa entre os 3. Venceu a Taça Guanabara e o geral.

Modelos de jogo distintos, mas que fizeram o Flamengo conquistar o sexto tricampeonato Carioca da história do clube.