Athirson, ídolo Rubro-Negro, fala da emoção de ser campeão pelo Flamengo

O craque fez muito sucesso com o Manto Sagrado e é ídolo da Nação

O Flamengo tem o histórico de revelar ótimos laterais-esquerdo e que marcaram a história do clube. A Gávea é um celeiro de craques na posição. Foi das divisões de base do Mengão que surgiram atletas como Júnior, Leandro, Leonardo e Athirson, todos com passagens pela Seleção Brasileira.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

O ex-lateral-esquerdo Athirson foi revelado no Mais Querido e vestiu o manto rubro-negro em três ocasiões: entre 1996 e 2000, entre 2002 e 2003 e em 2004. Foi na Gávea que viveu a melhor fase da sua carreira, atuou em 252 partidas e marcou 37 gols pelo Mengão.

Siga o Diário do Fla no Twitter

O craque marcou aquela geração de 2000 e é ídolo da Nação. Toda vez que estava em campo era certeza de muito empenho, ótimas jogadas e chutes certeiros com a canhotinha.  Um desses chutes certeiros que ficou marcado na história do craque e do Mais Querido. Em 18 de abril de 1999, Flamengo e Vasco disputaram a final da Taça Guanabara no Maracanã, que recebeu 96.681 público pagantes. Athirson inaugurou o placar com um lindo chute de esquerda levando o Maracanã ao êxtase.

Em 2002, o ex-lateral venceu a bola de prata da revista Placar, pelo desempenho no Brasileirão daquele ano. O ex-jogador se aposentou em 2012. Pelo Rubro-Negro Carioca, o agora treinador se sagrou campeão de uma Copa Ouro, dois Campeonatos Cariocas, uma Copa Mercosul e uma Copa dos Campeões, entre outros torneios sem maior expressão. O craque falou um pouco sobre a emoção de ganhar um título vestindo Manto Sagrado e um pouco do Flamengo atual. Confira abaixo:

O que você lembra das conquistas de 99 e 2000?

“As conquistas de 1999 e 2000 são muito similares pelo fato de terem sido conquistas em uma decisão contra o Vasco conseguindo reverter o placar do segundo jogo. Tive a felicidade de fazer um dos gols. Em 99 foi um ano maravilhoso por que conquistamos o Carioca e a Mercosul. Em 2000, foi espetacular. O time do Vasco era superior ao nosso, com jogadores consagrados e tinha a vantagem do resultado, com isso, o favoritismo era todo deles.  Nós conseguimos reverter essa situação e foi uma conquista muito marcante para todos nós”.

Em 99 e 2000, o técnico era o Carlinhos. O que você relembra do trabalho e relação com ele?

“Ele sempre foi um cara muito especial. Sempre se preocupava em fazer o time jogar bem, conseguia ter tranquilidade. Era auto didático, sabia conversar muito bem com todos os atletas. Me deu a faixa de capitão e me ajudou a crescer muito como atleta. Sou muito grato e ficou muito feliz de ter o tido na minha vida. Seus ensinamentos fez com que crescêssemos muito. É muito gratificante ter sido atleta do Carlinhos”.

Como você vê hoje o Flamengo nesse momento de tantas conquistas e tanta estrutura?

“Para nós que somos Rubro-Negro, amamos, tivemos história dentro do clube e essa participação incrível dentro de um clube de tanta responsabilidade , é muito legal ver o Flamengo da forma que está hoje. É realmente incrível acompanhar o que o Flamengo se tornou. Isso é muito legal pelo fato do clube sempre revelar muitos atletas e com as estruturas montadas, com um centro de treinamento incrível, com a oportunidade de ser um clube integrado faz com que o Flamengo se desenvolva cada vez mais para conquistar todos esses títulos”.

Athirson sempre demonstrou muita raça com o Manto Sagrado Foto: Reprodução de Internet

Você é ídolo e atuou com vários ídolos. Hoje, quem você mais aprecia jogando neste time atual do Flamengo?

“O time titular desfruta de muitos jogadores com muita qualidade. A gente vê Filipe Luís, Bruno Henrique, Diego , o Gabi é incrível, mas tem dois jogadores que eu acho que são as válvulas desse time: O Arrascaeta que é genial e o Éverton Ribeiro. São dois jogadores que encantam”.

Qual o seu jogo inesquecível nesse tri de 99 a 2001? E por qual motivo?

“Como torcedor, o mais incrível foi o gol do Pet aos 43. Mas o meu momento mais especial foi o gol que fiz na final contra o Vasco. Fazer gol é ter uma lembrança incrível, fica marcado”.

Ainda vale muito ser campeão Carioca ou não? E o que representou para você ser campeão com o Mengão?

“Qualquer competição que o Flamengo entre para disputar é muito valiosa. Todo título tem a sua particularidade. O Campeonato Carioca é muito charmoso e tem a rivalidade que é muito bacana. Ser campeão em cima de um rival tem um valor muito grande”.