No próximo sábado, o Flamengo tem missão complicada na busca do tetra estadual. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 0 para o Fluminense, o Fla precisa de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença no jogo de volta. Caso consiga, a decisão iria para os pênaltis.
A busca pelo tetra será difícil, mas não impossível para Paulo Sousa e seus comandados. O Mengão já conseguiu algumas viradas em mata-mata após perder o primeiro jogo por dois gols de diferença. E, o mais importante, o Rubro-Negro alcançou essas reviravoltas em todas as competições, o que pode servir de motivação para o elenco atual. Relembre cinco vezes em que o Fla reverteu a desvantagem de dois gols:
Flamengo 7 x 0 Universidad de Chile Copa Mercosul 1999
Depois de perder no Chile por 2 a 0 na primeira fase da competição, o time precisava vencer por quatro gols de diferença no Rio para ter o saldo suficiente para avançar. O Rubro-Negro, por sua vez, triturou a vantagem chilena e goleou o adversário por 7 a 0. Apesar de não ter sido fase mata-mata, este jogo pode servir de exemplo para a possível virada de sábado.
Vasco 1 x 3 Flamengo Campeonato Carioca 2001
Na ocasião, o Flamengo havia perdido o jogo de ida por 2 a 1 para o Vasco. O rival tinha vantagem do resultado igual e, por isso, o Mengão precisava vencer por dois gols de diferença. No Maraca lotado, o jogo se caminhava para o 2 a 1 a favor do Fla e título vascaíno, mas aos 43 do segundo tempo uma falta mudou o rumo da história. Pet cobrou e acertou o ângulo, dando o título ao Rubro-Negro.
Flamengo 3 x 0 Coritiba Copa do Brasil 2014
Em setembro de 2014, o Flamengo enfrentou o Coritiba pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Após perder o primeiro jogo por 3 a 0 no Couto Pereira, os comandados de Vanderlei Luxemburgo devolveram o placar em um Maracanã vibrante. Foram dois gols de Alecsandro e um de Eduardo da Silva que ajudaram o Fla naquela virada. Nos pênaltis, o Rubro-Negro venceu por 3 a 2 e se classificou para as quartas de final.
Flamengo 3 x 1 Figueirense Sul-Americana 2016
Em 2016, na segunda fase da Sul-Americana, o Flamengo enfrentou o Figueirense e passou sufoco para avançar. No jogo da ida, vitória dos catarinenses por 4 a 2. Já no jogo da volta, em Cariacica, o Mengão venceu por 3 a 1 e pelo critério do gol fora de casa, se classificou para as oitavas de final. Os gols foram marcados por Everton, Jorge e Fernandinho.
Flamengo 2 x 0 Emelec Libertadores 2019
Essa é a mais recente e todos lembram. No início de trabalho de Jorge Jesus, o Mengão perdeu no Equador por 2 a 0 e viu o sonho da Libertadores ficar longe. No entanto, no jogo da volta no Maraca lotado, o Rubro-Negro contou com dois gols de Gabigol para igualar a vantagem do clube equatoriano. Nos pênaltis, vitória por 4 a 2 e classificação para as quartas de final garantida. O Flamengo acabou se sagrando campeão daquela edição.