Fifa pode liberar campeão da Libertadores para inscrever reforços no Mundial

Flamengo não descarta investir em contratações no começo da temporada 2022

Fifa pode liberar campeão da Libertadores para inscrever reforços no Mundial
Foto : Alexandre Vidal / Flamengo

A FIFA provavelmente irá deixar o campeão da Libertadores  inscrever jogadores contratados no inicio do próximo ano para o Mundial de Clubes, que ocorrerá em fevereiro de 2022. De acordo com o regulamento da competição, é proibido a participação de atletas que tenham sido contratados depois do encerramento da janela internacional, inclusive em negociações nacionais. O Palmeiras, por exemplo, não pôde inscrever o atacante Breno Lopes no Mundial 2020 justamente por isso. O alviverde contratou Breno (autor do gol do título da Libertadores contra o Santos) apenas no final de novembro sendo que a janela internacional havia fechado no dia 9 do mesmo mês.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Segundo o portal ”UOL”, para poder usar os reforços, os clubes dependem da definição exata das datas da competição e de quando a FIFA irá exigir a pré-lista de inscritos com 35 nomes. Na edição 2020, foram 15 dias antes do torneio. Flamengo e Palmeiras competirão pela glória eterna próximo sábado (27), no estádio Centenário, em Montevidéu. 

Siga o Diário do Fla no Instagram

O Mundial 2021, que iria ser no Japão, teve que ser adiado para 2022 em decorrência da pandemia da covid-19. Agora a sede sendo os Emirados Árabes, o torneio tem previsão para começar na segunda quinzena de fevereiro, entre os dias 16 e 26. A primeira janela internacional de 2022 será do dia 1º de fevereiro a 25 de abril.

A FIFA deve divulgar as datas até o dia 29 de novembro, quando as chaves dos jogos serão sorteadas.