Especial Tri Carioca 99-2000-2001: Juan lembra com carinho o místico gol de Pet

Diário do Fla inicia série de matérias sobre a conquista marcada pelo gol de falta de Petkovic

Especial Tri Carioca 99-2000-2001: Juan lembra com carinho o místico gol de Pet
Diário do Fla inicia uma série de três matérias sobre a conquista cunhada pelo gol de falta de Petkovic. Foto: Gilvan de Souza

Há três dias, o Flamengo faturou seu sexto tricampeonato carioca. Numa semana para lá de especial, na quinta-feira, o quarto tri completará 20 anos. O Diário do Fla inicia nesta terça-feira uma série de três matérias sobre a conquista cunhada pelo gol de falta de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo da decisão contra o Vasco. Prata da casa, o ex-zagueiro Juan, em entrevista exclusiva, relembrou momentos de muita felicidade em preto e vermelho. * SIGA O DIÁRIO DO FLA NO TWITTER

O atual Gerente Técnico do Flamengo esteve presente no elenco da equipe nos três títulos seguidos do Flamengo em cima do Vasco (1999/2000/2001). Ele se firmou de vez em 2000, quando fez 22 jogos pela competição estadual. Em 2001, foram 19. Mesmo com seis canecos do Campeonato Carioca, um da Mercosul e um da Copa dos Campeões, para citar os mais importantes pelo Rubro-Negro, o zagueiro lembra com carinho especial a vitória por 3 a 1 e, principalmente, o desfecho da partida. Somente o placar por dois gols ou mais de diferença garantiria a conquista. * ACOMPANHE NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM

“A gente fez um bom jogo, começamos ganhando, começamos muito bem. O Vasco empatou quase no final do primeiro tempo. Voltamos bem, em cima deles, conseguimos o 2 a 1 até rápido e depois o jogo ficou meio truncado, meio fechado. Eles tinham um elenco bom, então nas peças de reposição colocaram jogadores experientes, que controlaram bem o jogo. A gente sabia que a falta era a nossa última chance. Mesmo sendo um pouco de longe a gente acreditava porque o Pet já tinha feito grandes gols de falta e graças a Deus ele teve muita felicidade e fez um gol histórico”, conta Juan, enfatizando o valor desta conquista:

“Foi um título muito importante, foi marcante. Mesmo sendo um título de Estadual, o desfecho da partida tornou este jogo memorável. Para todo jogador, como eu, formado dentro do Flamengo, ser campeão em cima do Vasco é sempre uma alegria muito grande e foi mais um passo que eu dei na minha formação no futebol brasileiro e mundial”.

Especial Tri Carioca 99-2000-2001: Juan lembra com carinho o místico gol de Pet
Atualmente, Juan ocupa cargo no departamento de futebol do Mengão. Foto: Alexandre Vidal

A liderança e o carisma do Velho Lobo Zagallo deram o toque de misticismo que nunca pode faltar aos tricampeonatos do Mengão. O famoso otimismo e a positividade do único ser humano tetracampeão do Mundo foram memoráveis para Juan:

“Fundamental. O espírito positivo e de liderança do Zagallo naquela época era muito grande. Ele é referência por tudo que fez na seleção. Ele sempre acreditou o tempo todo. Mostrou isso para a gente, até mesmo no intervalo do segundo jogo, quando estava empate ainda (1 x 1). Faltavam dois gols e ele sempre deixou muito claro que a gente poderia alcançar o objetivo”. Veja abaixo momentos de Juan na final.

O ex-zagueiro atuou em 332 jogos e marcou 33 gols vestindo o Manto Sagrado. Juan é, ao lado de Junior Baiano, o maior zagueiro artilheiro do Flamengo. A experiência e o conhecimento da força do clube que defendeu desde criança não tiraram sua confiança após a derrota no primeiro jogo decisivo (1 x 2), que propiciou ao Vasco a vantagem de perder por um gol de diferença.

“Pelo contrário, nos deu mais motivação ainda. O Vasco naquela época tinha um time muito forte, tinha grandes jogadores de referência não só no Brasil como no mundo e isso nos motivou para buscar o tricampeonato”, encerrou o ídolo rubro-negro.

Não perca as duas matérias especiais que vão fechar, nesta quarta e quinta, sempre com material exclusivo, a série do Diário do Fla sobre Tricampeonato de 2001.