Dirigente da CBF defende calendário da temporada 2022: ‘Era o possível’

Segundo o planejamento, o Campeonato Brasileiro Série A ocorrerá entre 10 de abril e 13 de novembro

CBF que levar decisão da Supercopa para Fortaleza, mas Atlético-MG não aceita
Sede da CBF. Foto: Divulgação/Lucas Figueiredo/CBF.

Em entrevista ao site “UOL Esporte”, Manoel Flores, dirigente da CBF, defendeu o calendário para o futebol brasileiro no ano de 2022. Dessa forma, a temporada do ano que vem será mais complexa, uma vez que o calendário foi elaborado em função da Copa do Mundo 2022, que começará em 21 de novembro. Mas, nas palavras do dirigente, este calendário “era o possível”.

Siga Diário do Fla no Instagram

Além disso, Manoel Flores ressaltou que o calendário de 2022 abre a possibilidade para um 2023 peculiar. Isso porque, os atletas que não forem convocados para a Copa do Mundo, terão férias a partir de 14 de novembro. Enfim, confira as principais datas do calendário abaixo:

  • Estaduais: de 26 de janeiro a 3 de abril
  • Copa do Brasil: de 23 de fevereiro a 19 de outubro
  • Série A: de 10 de abril a 13 de novembro
  • Série B: de 9 de abril a 5 de novembro
  • Supercopa do Brasil: 20 de fevereiro
  • Libertadores: de 23 de fevereiro a 29 de outubro
  • Sul-Americana: de 6 de abril a 1 de outubro
  • Recopa Sul-Americana: 9 e 16 de março
  • Mundial de Clubes 2021: a confirmar (pela Fifa)

Siga Diário do Fla no Twitter

Pontos importantes da entrevista com o dirigente da CBF

Inicialmente, a reportagem do “UOL Esporte” questionou ao dirigente da CBF o motivo para a divulgação do calendário antes de sua publicação. Com isso, ele disse que essa foi uma forma de explicar todas as dificuldades em relação às datas.

“Foi uma iniciativa importante para a gente apresentar o calendário de 2022, que é um ano, como foi 2020 e 2021, completamente fora da curva. Em 2020, sofremos muito pela paralisação do futebol, de todas as atividades do país. Sofremos para poder equacionar e entregar as competições. O calendário de 2022 é um grande desafio porque tem questões diferentes. Uma é a Copa do Mundo no fim do ano. As seleções precisam apresentar seus atletas no dia 14 de novembro, o que fez a gente antecipar o Brasileirão em cerca de um mês. A outra questão é a data Fifa, que não será usual: entre 30 de maio e 14 de junho, o que é algo diferente. Foi uma maneira de explicar e colocar todos aqueles impacta”, respondeu Manoel Flores.

No entanto, ao ser questionado sobre a reclamação do Flamengo, o dirigente decidiu não comentar sobre casos particulares. O Mais Querido chegou a apresentar uma outra proposta de calendário, na qual a Série A do Campeonato Brasileiro chegaria ao fim no dia 07 de novembro.

“Não vamos falar de clube individual. A gente teve diversas manifestações. Deixamos todos à vontade de falar e expor sua opinião. A gente entende as demandas. Mas o que ficou claro é que é o calendário possível, dentro de um quadro complexo. É o que vamos viver em 2022 e que não é diferente de 2021 e 2020”, comentou o representante da CBF na entrevista.

Além disso, Manoel Flores também comentou sobre a demanda para reduzir os Campeonatos Estaduais. Neste sentido, sua resposta foi a seguinte:

“Os estaduais estão indo para o terceiro ano com 16 datas. São compromissos contratuais. Qualquer discussão de ajuste em data tem questão contratual a se respeitar, que os clubes assinam”.

Curta Diário do Fla no Facebook