Copa do Mundo 2022 gera mudanças no calendário do futebol brasileiro

Campeonato Brasileiro deve chegar ao fim no dia 13 de novembro de 2022

Copa do Mundo 2022 gera mudanças no calendário do futebol brasileiro.
Logo da Copa do Mundo 2022. Foto: Reprodução/Internet.

De acordo com a matéria do colunista Marcel Rizzo para o site UOL, a CBF já começou a planejar o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem. Uma vez que a Copa do Mundo de 2022 ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro, as competições nacionais precisarão acabar antes do que normalmente. Mas o calendário definitivo da próxima temporada no Brasil deve ser divulgado nos próximos dias.

Dessa forma, o Campeonato Brasileiro chegaria ao fim no dia 13 de novembro segundo uma primeira organização do calendário para o ano que vem. Essa é a data limite estabelecida pela FIFA para que os jogadores convocados tenham as suas liberações para a Copa do Mundo.

Siga o Diário do Fla no Instagram

No entanto, segundo Marcel Rizzo há outras possibilidades. Assim, uma outra proposta é encerrar o Brasileirão no domingo 06 de novembro ou no meio da semana (09 de novembro). Além disso, vale lembrar que algo semelhante ocorreu com a edição de 2020 do campeonato nacional, que chegou ao fim numa quinta-feira.

Da mesma forma, as datas de costume para o início das competições também sofrerão alterações. De acordo com a matéria do UOL, eles devem coincidir com as finais de alguns campeonatos estaduais.

Siga o Diário do Fla no Twitter

A Copa do Mundo interfere nas competições da Conmebol

Competições organizadas pela Conmebol também precisaram passar por reajustes nos calendários. Dessa forma, a Copa Libertadores começará no dia 09 de fevereiro de 2022 e chegará ao fim no sábado, 29 de outubro. Enquanto que a fase de grupos terá início no dia 06 de abril. Além disso, o Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, foi confirmado como sede para a grande final da competição.

No que diz respeito à Copa Sul-Americana, a competição chegará ao fim no dia 1º de outubro de 2022. A sede da final será o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Por outro lado, o futebol europeu vai interromper as suas competições para a realização do Mundial.

Curta o Diário do Fla no Facebook