Começo do Flamengo no atual Brasileirão é melhor do que nos anos em que foi campeão

Mais Querido teve pontuações menores nas três vezes que levou o título nos pontos corridos

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo começou o Campeonato Brasileiro muito bem. Apesar da derrota para o Bragantino, o Mais Querido tem três vitórias em 4 jogos, acumulando 9 pontos. Este começo é o terceiro melhor da história do clube no Brasileirão de pontos corridos sendo, inclusive, superior aos anos em que foi campeão.

O Brasileirão de pontos corridos começou em 2003. Ou seja, ao todo, esta é a 19ª edição deste formato. Apenas em 2008 e 2018 o Flamengo fez mais pontos nas quatro primeiras rodadas, com 10. Já nos anos em que foi campeão, o Mais Querido fez 4 pontos em 2020 e 7 em 2009 e 2019.

Em 2009, com Cuca de técnico, o Flamengo estreou perdendo para o Cruzeiro por 2 a 0, no Mineirão, empatou sem gols com o Avaí em casa na segunda rodada e venceu o Santo André fora de casa por 2 a 1 na terceira rodada – 2 gols de Josiel – e o Athletico-PR na quarta, no Maracanã, também por 2 a 1, com gol contra de Antônio Carlos e um de Adriano Imperador, na reestreia dele pelo Mais Querido.

Em 2019, comandado por Abel Braga, o rubro-negro começou com uma vitória em cima do Cruzeiro no Maracanã, por 3 a 1, sendo 2 gols de Bruno Henrique e um de Gabigol. Na rodada seguinte, o time perdeu para o Internacional, no Beira-Rio, por 2 a 1, gol de Arrascaeta. Em seguida, empatou com o São Paulo no Morumbi, em 1 a 1, gol de Berrío. Na quarta rodada, o time venceu a Chapecoense no Maracanã, por 2 a 1, gols de Vitinho e Lincoln.

Já no ano passado, a equipe comandada por Domènec Torrent, começou com duas derrotas consecutivas: para o Atlético-MG, por 1 a 0, no Maracanã, e Atlético-GO, por 3 a 0, fora de casa. Em seguida, o time venceu o Coritiba, no Couto Pereira, por 1 a 0, com gol de Arrascaeta. Já na quarta rodada, empatou no Maraca com o Grêmio, por 1 a 1, gol de Gabigol, de pênalti.

Na atual temporada, por sua vez, o Mais Querido começou disputando os 4 jogos em casa, devido aos confrontos contra Grêmio e Athletico terem sido adiados. O time comandado por Rogério Ceni venceu o Palmeiras na estreia por 1 a 0, gol de Pedro; ganhou do América-MG por 2 a 0, gols de Bruno Henrique e Rodrigo Muniz; perdeu para o Bragantino por 3 a 2, com dois de Muniz; e venceu o Fortaleza por 2 a 1, sendo dois de Bruno Henrique.